Região Brasil

Luto na música sertaneja: morre Chrystian da dupla Chrystian e Ralf

Músico vinha tratando de uma doença nos rins

Autor
Luto na música sertaneja: morre Chrystian da dupla Chrystian e Ralf
Foto: Divulgação / Internet

O cantor Chrystian, da dupla sertaneja “Chrystian e Ralf”, morreu na noite desta quarta-feira (19). O artista de 67 anos estava internado no hospital Samaritano de São Paulo. Sua família confirmou a morte de acordo com uma nota oficial.

PUBLICIDADE

Chrystian foi hospitalizado após sentir-se mal devido a uma condição médica que exigia repouso imediato e tratamento especializado, conforme informou sua assessoria de imprensa.

Em fevereiro deste ano, o cantor foi diagnosticado com rim policístico. Na ocasião, ele foi internado no Hospital do Rim, da Fundação Oswaldo Ramos, para receber um transplante de rim doado por sua esposa, Key Vieira. Contudo, a cirurgia foi adiada para o final de 2024. Chrystian tinha um show agendado para o próximo sábado (22) em Franco da Rocha, na Grande São Paulo.

Confira um dos grandes sucessos da dupla Chrystian e Ralf – Nova York:

Vídeo: Divulgação / Youtube

Carreira

Chrystian iniciou sua carreira ainda na infância, fazendo pequenas apresentações em um clube de Goiânia aos 6 anos. Na época, seu primeiro apelido no mundo da música foi Zezinho.

Com o sucesso na cidade, o cantor ganhou um programa de televisão chamado “Pinguinho de Gente”. Nos anos seguintes, Chrystian e seu irmão mais novo começaram a se aventurar ainda mais no mundo da música, formando uma dupla sertaneja.

Após insistência dos pais, os meninos conseguiram se apresentar na TV Bandeirantes e cantaram em um programa de Vicente Leporace. Logo depois, a dupla assinou um contrato.

As primeiras gravações foram em duas línguas, português e inglês, com as canções “Os Pássaros” e “Charles & Ralf”.

Em 1973, Chrystian alcançou grande sucesso com a gravação “Don’t Say Goodbye”, que fez parte da trilha sonora da novela “Cavalo de Aço”, da TV Globo.

A dupla com Ralf

No início dos anos 1980, os irmãos decidiram formar a dupla “Chrystian e Ralf” e lançaram seu primeiro disco em 1983, que incluía regravações. O álbum “Quebradas da Noite” tinha 12 faixas e foi um sucesso de vendas, alcançando o disco de ouro.

Em seguida, a dupla rapidamente se tornou um sucesso nacional. Ao longo de suas carreiras, lançaram 20 álbuns, explorando temas que iam do amor às questões cotidianas, sempre com um toque de emoção, sua marca registrada. Sucessos como “Quebradas da Noite”, “Chora Peito”, bem como “Minha Gioconda” deixaram lembranças eternas para seus fãs.

Cheiro de Shampoo, também outro sucesso da carreira:

Vídeo: Youtube

Na década de 1990, Chrystian e Ralf viajaram pelo país para comemorar os 10 anos de carreira. Em 1996, gravaram a canção “Minha Gioconda” com Agnaldo Rayol, que se tornou tema da novela “O Rei do Gado” e, logo depois, fez sucesso no Brasil e na Europa.

A dupla se separou brevemente no início dos anos 2000, mas voltou a trabalhar junta com o lançamento do disco “De Volta”, em 2001.

Além disso, Chrystian e Ralf também desempenharam um papel fundamental no combate à pirataria. Em 2005, com o apoio do governo federal, desenvolveram o “Semi Metalic Disc” (SMD), ou CD genérico, que ajudou a reduzir o preço dos álbuns para o consumidor.

A separação definitiva aconteceu posteriormente, em 2021, quando Chrystian e Ralf seguiram carreiras solo.