
A atriz e cantora Aretha Marcos, de 49 anos, que se notabilizou em programas infantis na Rede Globo ainda criança nos anos 80, denunciou nesta quinta-feira (25) ter sofrido abusos por parte de um ex-diretor da emissora. Aretha é filha da cantora Vanusa com o cantor e ator Antonio Marcos, ambos já falecidos.
Também é meia-irmã da atriz Paloma Duarte. Meses atrás, ela já havia revelado que foi chamada de “fedida” pela empresária Marlene Mattos, que ganhou fama por trabalhar por muitos anos com Xuxa.
Em uma publicação no Instagram, Aretha disse que o ex-diretor “passou 11 anos lucrando com minha vida, pagando pessoas e me mantendo em um cárcere de exploração, violências psicológicas, ameaças de morte, prática de feitiçaria e magia negra”.
“Todos os dias dos últimos 11 anos eu fui violentada por ele. Ele se promoveu e ganhou dinheiro internacionalmente em cima da minha vida. Ele coloca pessoas para me perseguir nas ruas e me envenena até eu perder a calma. Disseminou ódio, cancelamento da minha vida, explorou minha mãe até na clínica em Santos, onde ela estava internada”, acrescentou.
Em seguida, Aretha afirmou que o ex-diretor costuma fazer o mesmo com outras pessoas. “Ele fez tudo isso comigo lhe oferecendo perdão. Ele trabalha explorando artistas e suas vidas privadas. Sua especialidade é criar golpes sobre a imagem de pessoas públicas. Seu nome: Giuliano Chiaradia”, finalizou.
Guiliano até o momento não se manifestou a respeito.
Aretha estreou na televisão aos seis anos, em 1980, no especial A Arca de Noé, baseado na obra de Vinicius de Moraes. Em seguida, participou de outros infantis produzidos pela Rede Globo, como Pirlimpimpim (1982),Plunct, Plact, Zuuum (1983), Plunct, Plact, Zuuum… 2 (1984) e Pirlimpimpim 2 (1984). Já adolescente, apresentou ao lado do meio irmão Rafael Vannucci o programa para jovens ZYB Bom, entre 1987 e 1989, na Rede Bandeirantes.


Aos 14 anos, atuou na peça O Auê da Galinha Azul, com Marlene Silva. Depois de adulta, começou a cantar em bares e casas de show do Rio de Janeiro e São Paulo. Em 2006, adotando o nome artístico de Aretha Marcos, lançou o CD e DVD Aretha Marcos ao vivo – Homenagem aos 60 anos de Antônio Marcos, em que gravou sucessos de seu pai.
Quem é o acusado
Giuliano Chiaradia tem hoje 53 anos. Foi premiado inúmeras vezes no Brasil e no exterior como melhor diretor e inovador, como fundador do Projeto Artmobile, uma inovação social sem fins lucrativos.
Também teve seu trabalho reconhecido por promover a inclusão digital em várias partes do mundo, capacitando centenas de jovens de comunidades carentes por meio da expressão criativa utilizando dispositivos móveis. Seu trabalho se estendeu por países como Brasil, Tanzânia, Marrocos, Etiópia, Israel, Territórios Palestinos e Uruguai.
Em 2012, seu curta-metragem “5#CALLS” foi selecionado para o Festival de Cannes, sendo a primeira produção 100% mobile da história do festival, o que foi considerado um marco.
No cenário brasileiro de transmídia, Giuliano se destacou por seus projetos inovadores de produção e gestão de conteúdo digital para a TV Globo, na qual dirigiu programas para a televisão e web, incluindo Big Brother Brasil, Criança Esperança, Vídeo Show, Malhação, Fantástico, entre outros. Ele também foi responsável pelo primeiro videoclipe da Globo produzido inteiramente com celular, para o cantor Roberto Carlos.
Além disso, Giuliano desempenhou um papel crucial na construção da presença digital do SBT Online, liderando o crescimento da empresa nas redes sociais e estabelecendo parcerias significativas no YouTube. Giuliano Chiaradia é palestrante do TEDx e tem apresentado palestras sobre inovação no Brasil e no exterior.
Atualmente, é mestrando em mídias criativas na UFRJ e possui extensões em cinema e TV na Itália, nos Estados Unidos e em Cuba, bem como em transformação digital e novos negócios, na Inglaterra.