Região Mundo

Em condição crítica, Papa apresenta insuficiência renal “leve”

Segundo o Vaticano, Francisco passou bem a noite

Autor
Em condição crítica, Papa apresenta insuficiência renal “leve”
Foto: Reuters/ Divulgação

O papa Francisco, que continua internado tratando de uma pneumonia dupla, está em estado crítico e apresentando uma insuficiência renal leve, informou o Vaticano neste domingo (23). Nesta segunda (24), as atualizações são de que ele “passou bem a noite”.

PUBLICIDADE

No sábado (22), o pontífice de 88 anos precisou de uma transfusão de duas unidades de sangue depois de passar por uma “crise respiratória prolongada semelhante à asma”. Porém, os médicos afirmaram, em um novo boletim na tarde deste domingo, que ele não sofre mais com a crise respiratória.

Ainda conforme os médicos, a insuficiência renal do papa Francisco está sob controle. Segundo o Vaticano, o prognóstico completo do pontífice segue em sigilo devido à complexidade do quadro. Além disso, as informações indicam que ele está “vigilante e bem orientado”.

O boletim explica, ainda, que Francisco continua fazendo uso de almofadas nasais para a aplicação de oxigênio em altos fluxos (oxigenoterapia). Por fim, o Vaticano descreveu a pneumonia do papa como complexa, causada por dois ou mais microorganismos.

Oração

Também neste domingo, o papa agradeceu às orações pela sua saúde e disse que continua ‘realizando os tratamentos necessários’. Além disso, convidou os fiéis a rezarem pelos países onde há conflitos, da “Palestina ao Sudão”, especialmente para a Ucrânia, onde a guerra completa três anos nesta segunda-feira.

Este foi o segundo domingo em que o pontífice não participou da tradicional oração de Angelus. Na ausência do papa Francisco, o Arcebispo Rino Fisichella conduziu a missa.

Papa internado

Nesta segunda, a internação do papa Francisco completa dez dias. Ele está internado na Policlínica Gemelli, em Roma, desde 14 de fevereiro.

Francisco é papa desde 2013 e sofreu de gripe e outros problemas de saúde várias vezes nos últimos dois anos. No início deste mês, ele disse a peregrinos, em audiência semanal, que estava com “forte resfriado”. No entanto, mais tarde, o Vaticano descreveu o caso como bronquite. Por fim, após a internação, os médicos identificaram a dupla pneumonia.

Além disso, o papa Francisco sofreu duas quedas recentemente em sua residência no Vaticano. Assim, machucou o queixo em dezembro e o braço em janeiro.

Relacionadas