Região Brasil

Ídolo infantil, Gato Galático é acusado de transmitir mensagens neonazistas

Postagens de Ronaldo Souza foram interpretadas como alusão à supremacia branca

Autor
Ídolo infantil, Gato Galático é acusado de transmitir mensagens neonazistas
Foto: divulgação

O youtuber brasileiro Ronaldo Souza, conhecido como Gato Galático, tem sido acusado de produzir conteúdo neonazista codificado nas redes sociais. A revolta dos internautas foi motivada por diversas postagens com possíveis símbolos utilizados por supremacistas brancos.

PUBLICIDADE

Na quinta-feira (27), Ronaldo postou na sua conta no X – antigo twitter – uma publicação que está sendo interpretada como uma alusão à descriminalização do porte de maconha. No vídeo, o youtuber Gato Galático propõe a descriminalização do leite cru, o que contraria um decreto em vigor desde 1970, que proíbe a venda de leite sem pasteurização para consumo direto da população.

“Não faz o menor sentido isso ser ilegal”, escreveu o criador de conteúdo. Na postagem, ele aparece bebendo uma caneca de leite puro. Vale lembrar que, nas redes sociais, o criador de conteúdo já explicou seguir uma dieta carnívora, baseada em alimentos de origem animal.

A postagem gerou revolta entre internautas, que acusaram-no de tentar repassar mensagens neonazistas de maneira subliminar. Usuários do X/Twitter resgataram outras postagens nas quais Ronaldo aparece, supostamente, fazendo alusão a símbolos relacionados à supremacia branca, como beber leite puro, usar camisa verde, cabelos penteados para o lado e fazer com as mãos o símbolo white power,

A simbologia do leite puro surgiu com a falsa informação de que pessoas brancas digeririam melhor a lactose do que as não-brancas. Beber leite puro teria sido, inclusive, um gesto incentivado na Alemanha nazista. A camisa verde é um símbolo do integralismo brasileiro, ideologia política de extrema-direita que se iniciou na década de 1930. Os cabelos penteados para o lado é associado pelos internautas a Adolf Hitler.

Nesta sexta-feira, Ronaldo se defendeu, numa nova postagem, onde nega as acusações. Confira:

Ontem, fui alvo de críticas por beber leite cru e supostamente fazer associações a mensagens de supremacia. Isso é uma mentira absurda. Abomino o nazismo e todas as formas de autoritarismo e violência. Não tenho envolvimento com grupos supremacistas, tampouco neo-nazistas.

Por aqui, defendemos a paz e em nome dela e do bem-estar da minha família, que está sendo afetada por essa situação, e de qualquer pessoa que possa ter se sentido ofendida, irei remover a publicação. No meu canal, temos um compromisso diário com a mensagem que é transmitida a todos que nos acompanham e em hipótese alguma permitirei a disseminação de informações falsas.

Agradeço ao carinho e compreensão de todos.”