Região Blumenau

Crianças autistas de Gaspar participam de sessão de cinema inclusiva

Atividade inédita busca promover a inclusão em espaços de lazer

Autor
Crianças autistas de Gaspar participam de sessão de cinema inclusiva
Fotos: Divulgação / Prefeitura de Gaspar

Cerca de 50 crianças moradoras de Gaspar, no Vale do Itajaí, participaram nesta segunda-feira (15) de uma atividade inédita: uma sessão de cinema especial para autistas. Acompanhadas de seus familiares, elas assistiram ao filme Divertidamente 2, no Cinema Arcoplex, na cidade vizinha de Blumenau.

PUBLICIDADE

A iniciativa faz parte de uma ação promovida pela Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Educação. As crianças participam do projeto Integrar, criado para promover a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), os autistas, na rede municipal de ensino.

A ida ao cinema, além de oferecer um momento de lazer, também faz parte de uma abordagem pedagógica. A ação busca ampliar o desenvolvimento das habilidades socioemocionais das crianças.

“Não foi uma sessão apenas para entretenimento, mas também para aprendizagem”, explicou o secretário de Educação de Gaspar, Emerson Antunes. “Acreditamos que o cinema pode ser um poderoso instrumento para o desenvolvimento das crianças com TEA, pois proporciona um ambiente rico em estímulos visuais e auditivos, além de estimular a interação social”, comentou.

Os ingressos para a sessão especial foram doados pelo Cinema Arcoplex, através de uma solicitação da Secretaria de Educação de Gaspar, para todas as crianças, familiares e profissionais.

O projeto Integrar e os autistas

O projeto Integrar é uma iniciativa da Prefeitura de Gaspar que visa promover a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na rede municipal de ensino. O projeto oferece acompanhamento multidisciplinar especializado. Além disso, dispõe de atividades extracurriculares que visam o desenvolvimento das habilidades socioemocionais das crianças.

Relacionadas