Região Brasil

Conheça a canção comunista que marcou o Programa Silvio Santos

Conheça a canção comunista que marcou o Programa Silvio Santos

Autor
Conheça a canção comunista que marcou o Programa Silvio Santos
Foto: divulgação

Os milhões de brasileiros que acompanharam nos domingos dos últimos 50 anos o Programa Silvio Santos também aprenderam a cantar com o maior comunicador da história da TV do País algumas canções que até hoje seguem na memória de muita gente. O que poucas pessoas sabem, no entanto, é que uma das principais canções que fizeram sucesso no auditório, tema do quadro Show de Calouros, é na verdade ua música comunista soviética dos anos 1920.

PUBLICIDADE

No Brasil, a versão ganhou um “lá lá lá” eternizado na voz do próprio Silvio Santos. Essa canção, entretanto, é uma releitura da composição russa chamada Dorogoi dlinnoyu (Pela Longa Estrada). Ela foi composta por Boris Fomin e pelo poeta Konstantin Podrevskii, e a sua letra traz a nostalgia de um passado idílico.

Dorogoi foi gravada pela primeira vez por Tamara Tsereteli, cantora georgiana, em 1925. Mas acabou regravada em dezenas de línguas. Antes de Silvio Santos, a versão mais famosa havia sido de Mary Hopkin, que ficou em primeiro lugar nas paradas britânicas em 1968. Com letra adaptada por Gene Raskin e produção de Paul McCartney, segue o mesmo estilo de lembrar de um passado idílico, com o nome Those Were the Days.

Uma versão mais antiga foi gravada pelo barítono russo Eduard Khil, morto em 2013. Confira o clipe original:

Relacionadas