Região Blumenau

Blumenauense é finalista da maior competição de alemão do mundo 

Ana participará do evento nos dias 15 a 22 de julho em Göttingen

Autor
Blumenauense é finalista da maior competição de alemão do mundo 
Foto: Reprodução / Escola Barão do Rio Branco

Ana Carolina Rovigo Franco, estudante de Blumenau, está entre os finalistas da IDO – Internationale Deutscholympiade, reconhecida como a maior competição de alemão do mundo. Representando o Brasil no nível A2, ela participará do evento que ocorrerá de 15 a 22 de julho em Göttingen, na Alemanha.

PUBLICIDADE

Ana Carolina, aluna da Escola Barão do Rio Branco de Blumenau, expressou sua jornada até essa conquista.

“Entrei na Barão em 2020, um ano de pandemia, então só comecei a estudar alemão na escola em 2021. Era uma língua com a qual não tinha contato, então, fiquei extremamente apreensiva ao entrar em uma turma em que a maioria dos alunos já estava bem à frente. Mas acabei me surpreendendo e pegando gosto pelo idioma! Eu nunca imaginaria, nem nos meus melhores sonhos, poder viver essa oportunidade, participando de uma olimpíada dessa dimensão! A gratidão é imensurável à Escola Barão e ao Instituto Goethe!”.

Além de dedicação e conhecimento, Ana Carolina carrega uma grande responsabilidade para a IDO.

“Carregarei não só a nossa escola comigo, como também, a bandeira do Brasil! Acredito que tanto a língua alemã quanto essa experiência única são coisas que eu vou levar para o resto da minha vida. Afinal, falar um idioma assim, é um diferencial no âmbito profissional. E quanto ao âmbito acadêmico, vou continuar me dedicando e me preparando para uma vivência que eu tenho certeza de que vai ser fantástica e absolutamente inesquecível! Espero voltar com uma bagagem repleta de conhecimentos e histórias!”.

A fase final da Internationale Deutscholympiade ocorre a cada dois anos, alternando entre as cidades do Goethe-Institut. Com o lema “DABEI SEIN! Wissen schaffen, Zukunft machen” (Estar lá participando! Criando conhecimento. Construindo o futuro!), jovens de todo o mundo competirão pelo título de melhor aluno da língua alemã na cidade de Göttingen.

Relacionadas