Três deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Santa Catarina se elegeram prefeitos neste domingo (6) nas Eleições Municipais 2024. Todos pertencem ao Partido Liberal (PL), mesma sigla do governador Jorginho Mello. O delegado Egídio venceu a disputa em Blumenau, enquanto Soratto e Massocco conquistaram as prefeituras de Tubarão e Concórdia, respectivamente.
O delegado Egídio conquistou 51,40% dos votos válidos em Blumenau, garantindo a vitória no primeiro turno. Já em Tubarão, Estêner Soratto da Silva Júnior obteve 73,30% dos votos válidos, e Edilson Massocco venceu com 48,78% em Concórdia.
Novos deputados
Esses resultados abrirão três vagas na Alesc para suplentes, que devem assumir no ano que vem: duas pelo PL (as de Soratto e Massocco) e uma pelo PRD, partido pelo qual o delegado Egídio se elegeu deputado em 2022.
Maurício Peixer, atual vereador de Joinville e primeiro suplente do PL, deverá ocupar uma das vagas. Ele exerceu mandato na Alesc até o início deste ano. Alex Brasil, advogado de Florianópolis e atualmente deputado estadual, deverá assumir a outra vaga do PL.
No PRD, o primeiro suplente é Junior Cardoso, atual vice-prefeito de Camboriú.
Outros parlamentares candidatos
Três outros deputados estaduais da Alesc também participaram das eleições municipais deste ano. Em Florianópolis, Marquito (Psol) ficou em segundo lugar, com 22,23% dos votos válidos. A disputa na Capital foi decidida no primeiro turno, com a reeleição do prefeito Topázio Neto (PSD).
O deputado Sargento Lima (PL) terminou a eleição em Joinville na segunda posição, com 11,48% dos votos válidos. Adriano Silva (Novo), atual prefeito do município mais populoso do estado, foi reeleito.
A deputada Luciane Carminatti (PT) disputou o cargo de vice-prefeita na chapa de Pedro Uczai (PT) em Chapecó. Eles ficaram em segundo lugar, com 14,92% dos votos. João Rodrigues (PSD) foi reeleito prefeito.