Região Grande Florianópolis

Primeira pesquisa na Capital aponta Topázio na frente com 40%

Atual prefeito da Capital lidera intenções de voto em busca da reeleição

Autor
Primeira pesquisa na Capital aponta Topázio na frente com 40%
Fotos: divulgação

Foi divulgada na manhã desta terça-feira (27) uma primeira pesquisa oficial sobre as eleições municipais em Florianópolis, Capital de Santa Catarina. A consulta foi feita pelo instituto Quaest e encomendada pelo Grupo NSC de Comunicação. O atual prefeito Topázio Neto (PSD) aparece em primeiro lugar, com 40% das intenções de voto, seguido pelo ex-prefeito e ex-senador Dário Berger (PSDB) com 16% e pelo deputado estadual e ex-vereador da Capital Marcos Abreu, o Marquito (PSOL) com 13%.

PUBLICIDADE

Na sequência, os candidatos Vanderlei Lela (PT) e Pedrão Silvestre (PP) aparecem empatados, ambos com 6%. Os demais, Bruno Dias (PCO), Carlos Muller (PSTU), Mateus Souza (PMB) e Rogério Portanova (Avante) não foram citados pelos entrevistados e aparecem com 0% na pesquisa.

Esses números dizem respeito à pesquisa estimulada, ou seja, quando uma lista com os nomes dos candidatos é apresentada ao eleitor entrevistado. De acordo com os critérios adotados pelos institutos de pesquisa, Dário e Marquito estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro, que é de 3 pontos percentuais para cima ou para baixo. Em Florianópolis, a eleição terá segundo turno, no final de outubro, com a participação dos dois candidatos mais votados no primeiro turno..

A pesquisa Quaest foi realizada de forma presencial, em pontos espalhados pela Capital criteriosamente escolhidos pelo instituto, e consultou 852 eleitores, entre os dias 24 e 26 de agosto. Na Justiça Eleitoral (TSE), a pesquisa foi registrada sob o número SC-08197/2024.

Pesquisa espontânea

O instituto também promoveu uma consulta “espontânea”, ou seja, quando os nomes dos candidatos não são mostrados ao eleitor, que precisa se lembrar sozinho do nome do seu preferido. Nesse caso, o número de indecisos foi maioria, com 65%.

Na espontânea, Topázio Neto segue liderando, mass agora com apenas  21%. Marquito, que está em terceiro na estimulada, aqui surge na vice-liderança, com 7%, e Dário Berger com apenas 3%. Lela e Pedrão seguem empatados, mas agora com 1%. Os demais não foram mencionados.

A Pesquisa também apontou que 52% dos eleitores que apontaram agora algum candidato, admitem que podem mudar de opinião até outubro, quando acontece a votação. Por consequência, outros 47% garantem que estão convictos e não mudam de candidato de jeito nenhum.

Relacionadas