Faltando poucos dias para as eleições municipais que definirão os prefeitos e vereadores para os próximos quatro anos, Blumenau, no Vale do Itajaí, continua na liderança do ranking de denúncias de infrações nas campanhas eleitorais. Até o início da manhã desta segunda-feira (30), 180 reclamações foram registradas pela população, no aplicativo Pardal, referentes a candidatos na cidade.
Este aplicativo e/ou portal, é o sistema que possibilita ao cidadão informar à Justiça Eleitoral e ao Ministério Público denúncias de irregularidades eleitorais. Até o momento, Santa Catarina recebeu 2183 denúncias. Porém, deste total, 1165 são referentes a campanhas para candidatos a vereador e 630 para prefeito.
Depois de Blumenau está a capital, Florianópolis, com 149 denúncias. Entretanto, também estão nos registros outras cidades da região de Blumenau, como Gaspar, Indaial e Pomerode. Confira a lista completa de denúncias de todas as cidades do estado ou até mesmo do país no site oficial.
Candidaturas em campanhas de SC
Com o fim do período de análise de candidatura às Eleições Municipais 2024, são 830 chapas aptas a concorrer às 295 prefeituras. Contudo, mais de 17 mil candidatos a vereador disputam as 2.655 vagas nas câmaras municipais no estado.
Do total de registros para os cargos de prefeito e vice-prefeito, 816 e 824 pedidos estão aprovados, respectivamente. No entanto, os outros 20 candidatos possuem alguma pendência, mas concorrem ao cargo. Para prefeito e vice-prefeito, 8 pedidos receberam a negativa do Tribunal de Justiça e 17 nomes renunciaram.
Já para o cargo de vereador, a Justiça Eleitoral catarinense aceitou 17.352 candidaturas. Outros 63 nomes passam por julgamento de recurso. Por fim, eles poderão concorrer mesmo assim.