Região Santa Catarina

Mesários podem apresentar recusa para trabalhar na eleição até 8 de agosto

A lista de mesários convocados consta no site do TRE-SC

Mesários podem apresentar recusa para trabalhar na eleição até 8 de agosto
Foto: Divulgação / Tribunal Regional Eleitoral - SC

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) está alertando as pessoas convocadas para atuar como mesários nas Eleições 2022 em Santa Catarina, que o prazo para recusa e justificativa para o não comparecimento termina no próximo dia 8 de agosto. A convocação dos mesários começou em 18 de julho e foi encerrada nesta quarta-feira, 3 de agosto.

PUBLICIDADE

O atendimento à chamada da Justiça Eleitoral é obrigatório. Entretanto, segundo orientação do TRE, se houver um motivo justo para a recusa (de saúde, por exemplo), um pedido de dispensa deve ser feito ao juiz eleitoral responsável, no prazo de cinco dias contados da ciência da nomeação. Cabe ao juiz a aceitação ou recusa do pedido.

Os mesários chamados recebem treinamento virtual com orientações e informações sobre os procedimentos e condutas durante a votação e soluções para eventuais problemas. Em Santa Catarina, 67 mil pessoas foram chamadas para trabalhar no pleito com atendimentos nas seções eleitorais, nos postos de justificativa e no apoio logístico. A lista de mesários convocados consta no site do TRE de Santa Catarina.

Relacionadas