Tribunal de Contas conclui auditoria e reafirma segurança do processo eleitoral
Não houve divergência entre dados das urnas e resultados das eleições
Região Grande Florianópolis
A comparação foi feita com todas as cidades com mais de 500 mil habitantes
Florianópolis teve o maior aumento proporcional de eleitores do país segundo números registrados no Tribunal Superior Eleitoral. A conferência levou em conta o crescimento dos últimos quatro anos, de 2018 a 2022, quando a Capital de Santa Catarina acumulou um acréscimo de 55.965 no número de eleitores e chegou a 399,6 mil pessoas aptas a votar.
A comparação foi feita com todas as cidades com mais de 500 mil habitantes. Proporcionalmente, a subida de eleitores em Florianópolis foi de 16,28%. A segunda maior alta do índice no país foi Guarulhos, em São Paulo, com 14,01%. Com esse crescimento, Florianópolis reduziu a diferença para Joinville, o maior colégio eleitoral do Estado. A vantagem que era de 53 mil eleitores há quatro anos, agora está em 29 mil.
A expressão do aumento do número de eleitores na Capital ganha ainda maior destaque quando considerado o fato de que somente 26 municípios catarinenses têm mais do que 56 mil pessoas aptas a votar. A realização do Censo 2022 pelo IBGE, que começou nessa segunda-feira 1º de agosto, deve trazer mais detalhes dessa explosão populacional na Capital e região.