
Após aplicação de 10% sobre os produtos brasileiros em abril de 2025, nesta quarta-feira (30), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou o decreto que prevê aumento de 40% sobre a taxa já existente. Porém alguns produtos estão na lista de exceções e ficam fora do tarifaço de 50%.
Assim, entre os produtos que não sofrerão a taxação total estão o suco de laranja, petróleo, celulose, carvão, aço e seus subprodutos. Castanhas de origem nacional e outros itens também não sofrerão com a alíquota mais elevada. Veja mais itens:
- Donativos de roupas, alimentos e medicamentos;
- Produtos de uso pessoal;
- Energia e produtos energéticos;
- Produtos agrícolas e de madeira;
- Fertilizantes;
- Aeronaves;
- Produtos e peças específicas de veículos
No entanto, frustrando a expectativa de produtores e exportadores brasileiros, os alimentos como carne, café e frutas, que estão entre os de maior exportação do Brasil para os EUA, não aparecem na lista.
Leia também: Trump oficializa tarifaço que chega a 50% sobre produtos do Brasil
O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, assinou o decreto que prevê aplicação da taxa de 40% sobre os produtos de importação do Brasil. Somando à tarifa de 10% já existente, o tarifaço fica em 50%. O documento foi assinado nesta quarta-feira (30) e a tarifa passa a valer, portanto, antes do prazo definido para outros países, que é no dia 1º de agosto
Veja na íntegra: Trump oficializa tarifaço que chega a 50% sobre produtos do Brasil – Guararema News