Região Blumenau

Saiba o que fazer caso você não receba o carnê do IPTU de Blumenau

Alternativas de forma virtual e presencial estão disponíveis para solucionar o problema, caso necessário

Autor
Saiba o que fazer caso você não receba o carnê do IPTU de Blumenau
Foto: Michele Lamin

A distribuição dos carnês do IPTU 2025 encerra nesta sexta-feira (31). Até lá, todos os contribuintes devem ter recebido os boletos para o pagamento. Porém, caso o pagador não receba o carnê, é possível solicitar a segunda via no Portal do Cidadão da Prefeitura.

Outra alternativa para quem encontrar dificuldades no processo de solicitação, o pedido pode acontecer pelo e-mail, no [email protected]; por WhatsApp, no (47) 99699-0946; ou ainda buscar atendimento presencial junto às praças do Cidadão. 

“O IPTU é uma das principais fontes de recursos para financiar serviços públicos essenciais, como saúde, segurança e educação, e para garantir a continuidade desses serviços, a prefeitura espera arrecadar mais de R$ 136 milhões com o imposto este ano”, diz a secretária da Fazenda, Laura Gehrke.

O pagamento do IPTU

Neste ano os carnês vêm com a opção de quitação via PIX para facilitar o pagamento do IPTU. Todavia, os QR-Codes estão impressos em todas as guias e o imposto pode ser pago à vista, com desconto de 5% em fevereiro (guia verde) ou com 3% de desconto em março (guia amarela). 

O contribuinte também pode efetuar o pagamento de forma parcelada, em até 11 vezes, com vencimento da primeira parcela em 13 de fevereiro. Além disso, é possível doar parte do imposto para organizações filantrópicas, pagando à vista com valor cheio, na guia branca.

Enfim, para os contribuintes que quitaram o imposto de 2024 em dia, o carnê já vem com o desconto de 2%, de bom pagador.

Contribuição social

Quem deseja contribuir com projetos sociais realizados na cidade pode fazer doações por meio do IPTU para o Fundo Municipal de Assistência Social. Até dia 13 de fevereiro, os contribuintes que desejam fazer a doação utilizam a guia branca. Essa é uma das primeiras páginas do carnê, para o pagamento do valor integral do imposto em cota única. Por fim, o valor que corresponderia ao desconto de 5% será automaticamente revertido para o fundo.