
Aproximadamente 268 mil contribuintes que caíram na malha fina do Imposto de Renda e regularizaram as pendências com o Fisco receberão, nesta sexta-feira (31), o depósito do dinheiro em suas contas. O lote também inclui restituições de anos anteriores. As informações são da Receita Federal e da Agência Brasil.
Ao todo, o Governo Federal depositará R$ 864,83 milhões para 268.144 contribuintes em todo o Brasil. Desse total, R$ 402,88 milhões irão para contribuintes com prioridade no reembolso.
Na lista de prioridades, 125.751 contribuintes garantiram o recebimento antecipado ao informar a chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) na declaração do Imposto de Renda ou ao utilizar a declaração pré-preenchida. Desde 2023, quem fornece a chave Pix recebe a restituição com prioridade.
Em seguida, 52.525 contribuintes com idade entre 60 e 79 anos receberão o valor. Depois, vêm 16.003 profissionais cuja maior fonte de renda é o magistério. Além disso, 7.321 idosos acima de 80 anos e 4.519 pessoas com deficiência física ou mental, ou com moléstia grave, também fazem parte do grupo prioritário.
Por fim, 61.995 contribuintes sem chave Pix informada e sem direito a prioridade legal completarão a lista de beneficiados neste lote da malha fina.
Desde o último dia 24, os contribuintes podem consultar a restituição na página da Receita Federal na internet. Para isso, basta clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, selecionar “Consultar a Restituição”. O aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones também oferece essa funcionalidade.
Pagamento
A Receita Federal fará o pagamento na conta informada na declaração ou na chave Pix do tipo CPF. Quem não estiver na lista deve acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e emitir o extrato da declaração. Se houver alguma pendência, o contribuinte poderá enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes da malha fina.
Se, por algum motivo, o depósito não for realizado na conta indicada na declaração, como no caso de conta desativada, o Banco do Brasil manterá os valores disponíveis para resgate por até um ano. O contribuinte poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome pelo Portal BB ou pelos telefones da Central de Relacionamento: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos).