Região Brasil

Disparada no preço dos ovos está associada ao calor e às exportações

Conforme a Associação Brasileira de Supermercados houve um aumento de 40% nos últimos dias

Autor
Disparada no preço dos ovos está associada ao calor e às exportações
Foto: Reprodução/Internet

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) alertou, em nota, que a demanda elevada e a oferta restrita de ovos no mercado têm feito o preço da proteína disparar. O aumento nos preços é considerável tanto na distribuição entre fornecedores quanto no varejo do país. A Abras indica um aumento de 40% no preço dos ovos.

PUBLICIDADE

No Brasil, a combinação de fatores que contribuem para o aumento no preço dos ovos é complexa, incluindo calor, aumento das exportações e custos de produção. Além disso, com o elevado preço das carnes, os brasileiros passaram também a consumir mais ovos.

Conforme o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, da Universidade de São Paulo, o valor do ovo no atacado chegou ao maior patamar diário, em 12 anos. Ou seja, período de crescimento histórico da proteína.

Entenda os principais motivos da alta dos ovos no Brasil:

  • Onda de calor: As altas temperaturas do verão brasileiro afetam diretamente a produção de ovos. As galinhas, sensíveis ao calor, produzem menos ovos em temperaturas elevadas, o que diminui a oferta no mercado.
  • Aumento da demanda: Com a carne bovina cada vez mais cara, o ovo se torna uma alternativa mais acessível para os brasileiros, o que aumenta a demanda e pressiona os preços para cima.
  • Custos de produção: A ração das galinhas, composta principalmente por milho e soja, também está mais cara, o que aumenta os custos de produção e, consequentemente, o preço final do ovo.
  • Exportações aquecidas: Os Estados Unidos, afetados pela gripe aviária, aumentaram significativamente a importação de ovos do Brasil, o que também contribui para a alta dos preços no mercado interno.

Redução no tamanho do ovo

A Abras aponta que os consumidores também enfrentam uma redução no tamanho dos ovos. Isso ocorreu após portaria da da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária. No documento, ocorre a aprovação da nova classificação que diminuiu o peso médio do produto em quase 10 gramas por unidade. Portanto, o ovo que pesava mais de 50 gramas, hoje está entre 38 e 47 gramas. O que reduz o custo-benefício do produto.

Gripe aviária foi a principal causa do aumento nos Estados Unidos

O ovo se tornou um dos alimentos mais afetados pela inflação global, com preços recordes também nos Estados Unidos. Todavia, o preço da dúzia de ovos na semana passada atingiu a marca de R$ 60 (US$ 12), um valor nunca antes visto.

O motivo é o surto de gripe aviária (H5N1) que atingiu as granjas americanas, levando ao sacrifício de milhões de galinhas poedeiras. A oferta de ovos diminuiu drasticamente, impulsionando os preços.