Região Grande Florianópolis

Vídeo: Florianópolis registra maior lanço de tainhas da temporada

Pelo menos 22.222 unidades foram capturadas na Prainha da Barra da Lagoa

Autor
Vídeo: Florianópolis registra maior lanço de tainhas da temporada
Foto: Reprodução

Florianópolis registrou neste final de semana o maior lanço de tainhas na temporada de 2024. Segundo a equipe da Pesca da Tainha, 22.222 peixes da espécie foram capturados no sábado (8) na Prainha da Barra da Lagoa. Veja o vídeo:

PUBLICIDADE

De acordo com o Tainhômetro, a Barra da Lagoa permanecia na liderança das praias com os maiores lanços até sexta-feira (7). Até então, 37.480 unidades haviam sido pescadas no local. Lagoinha do Norte e Prainha ocupavam a segunda e terceira posição, com 33.104 e 18.190 unidades, respectivamente.

Com o lanço deste sábado, a Prainha assume a liderança, ultrapassando as 40 mil tainhas já pescadas na safra deste ano. Em 2023, a praia em que mais tainhas foram capturadas foi a Lagoinha do Norte, com 61.189 peixes.

Proibição da pesca artesanal de tainhas

Dezenove dias após o início da safra, o Governo Federal, por meio do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), proibiu a pesca artesanal da tainha em Santa Catarina, em decorrência dos números já registrados de pesca em menos de um mês.

Segundo a decisão, no período, 90% da cota coletiva – que foi estabelecida pelo Governo Federal – foi alcançada. A restrição é válida para as embarcações com o chamado emalhe anilhado, ou seja, barcos a motor que realizam a captura no mar.

Enquanto isso, permanece autorizada a modalidade de arrasto de praia, que não tem cotas e é feita com barcos sem motor e com redes recolhidas nas orlas. Já a safra industrial, que começou no dia 1º de junho, deve seguir até 31 de julho, ou até o alcance da cota, que é de 480 toneladas (50 toneladas por embarcação). Relembre:

Relacionadas