Florianópolis sedia nesta quinta-feira (28) a primeira exibição do filme “Tape Porã”. O documentário começa a partir das às 19h, no auditório Tito Sena, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A produção mostra a luta da Yakã Porã, na Terra Indígena da Aldeia Guarani do Morro dos Cavalos, em Palhoça, para manter vivo o nhandereko. Ou seja, o modo de ser e de viver do povo local. Mesmo em meio ao barulho incessante de caminhões e carros que atravessam a BR-101.
As belas imagens e tocantes entrevistas revelam como a construção da Opy, a casa de reza sagrada, e os rituais diários de conexão com a terra são mostras da força e determinação do povo da Aldeia Guarani do Morro dos Cavalos em seguir no Tape Porã, que significa caminho bonito, caminho sagrado.
As filmagens e produção ocorreram com recurso da lei emergencial Paulo Gustavo 2023, pela Tripous Produções. A direção é de Ana Claudia Colombera e Txeru da Silva. “Tape Porã não apenas retrata a riqueza cultural Guarani na aldeia Yakã Porã, mas também aponta os desafios enfrentados pela comunidade diante dos inúmeros impactos provocados pela BR-101, reforçando a necessidade de políticas públicas que respeitem e protejam os territórios indígenas”, destaca a diretora Ana Claudia.