Região Mundo

Música inédita dos Beatles é lançada 50 anos após o fim da banda

Canção composta por John Lennon só agora ganha gravação com inteligência artificial

Autor
Música inédita dos Beatles é lançada 50 anos após o fim da banda
Foto: divulgação

A Inteligência Artificial permitiu a produção de uma musica inédita da banda britânica The Beatles, até hoje apontada como maior grupo de rock de todos os tempos, que fez muito sucesso nos anos 60, e que se desfez em abril de 1970. A canção “Now And Them”, feita a partir de uma gravação de voz deixada por John Lennon, assassinado em 1980, foi lançada oficialmente às 11h desta quinta-feira (2), nas plataformas de música. Confira abaixo:

PUBLICIDADE

O lançamento veio acompanhado de uma uma remixagem do “Love Me Do”, a primeira música gravada pelos Beatles. Na quarta (1º), um documentário de 12 minutos chamado de “Now And Then — The Last Beatles Song” foi lançado no Youtube, como uma prévia da novidade. O filme contextualiza a importância da banda na cultura mundial e mostra um pequeno trecho da nova canção, que vem sendo chamada como “a última música dos Beatles”.

O documentário trouxe depoimentos de Paul McCartney e Ringo Starr, únicos integrantes dos Beatles ainda vivos, e também imagens de arquivo de George Harrison, guitarrista morto em 2001. Também aparecem no filme Sean Ono Lennon (filho de John) e Peter Jackson — diretor do documentário “Get Back” da Disney+ e do videoclipe da nova música.

Desde que foi anunciado o lançamento da nova música composta por Lennon agora feita com inteligência artificial, alguns fãs da banda em todo o mundo criticaram a iniciativa, entendendo que a tecnologia estaria clonando a voz do artista, assassinado em dezembro de 1980, em frente a um hotel por um maníaco, que segue preso até hoje nos Estados Unidos.

The Beatles foi desfeita em 1970. Foto: Divulgação

Na sua conta no X (Twitter), Paul McCartney tratou de desfazer a confusão, explicando “Now and Them” não tem nada de artificial, pois foi feita em cima de uma gravação de voz deixada por Lennon e descoberta pela sua viúva Yoko Ono numa fica cassete, gravada no final dos anos 70.

“Tínhamos a voz de John e um piano e ele poderia separá-los com IA. Eles dizem à máquina: ‘Essa é a voz. Isso é uma guitarra. Perca a guitarra’. Então, quando decidimos fazer o que será o último álbum dos Beatles, era uma demo que John tinha. Fomos capazes de pegar a voz de John e torná-la pura por meio dessa IA. Pudemos mixar o álbum como você faria normalmente”, salientou Paul.

Na mesma fita cassete encontrada por Yoko, estavam as músicas “Free as a Bird” e “Real Love”, que foram lançadas no álbum Anthology. “Now And Then” ficou de fora do lançamento na época do álbum. Isso porque George Harrison não gostou da música, conforme revelou McCartney em uma entrevista à Q Magazine em 1997.

Relacionadas