O filme Medida Provisória abre a programação de exibição de filmes do 4ª Mostra Brasil de Cinema, que acontece entre esta quarta (13) e sábado (16), na praça Bento Silvério, na Lagoa da Conceição, em Florianópolis. Após a exibição do filme, marcada para às 19h, haverá um debate sobre o longa que aborda temas como anti-racismo com o co-roteirista do filme Aldri Anunciação (BA).
Em Medida Provisória, com direção de Lázaro Ramos e elenco 100% formado por atores e atrizes negras, o governo brasileiro decreta uma medida provisória que obriga os cidadãos negros a ‘voltarem’ à África como forma de reparar os tempos de escravidão, num futuro distópico. O advogado Antônio (Alfred Enoch), sua companheira, a médica Capitu (Taís Araujo), e seu primo, o jornalista André (Seu Jorge) decidem resistir, uns confinados em suas casas, outros no Afrobunker – movimento que vai lutar pelo direito de permanecerem em seu país. O longa estreou em abril deste ano e está em exibição no circuito comercial.
A presença de Aldri Anunciação está sendo bastante esperada para o debate. Dramaturgo, roteirista, ator e apresentador de TV, recebeu vários prêmios ao longo dos anos, entre eles o Prêmio Jabuti de Literatura (2013), pelo livro Namíbia, não! da Editora Edufba, e o Prêmio Manuel Barba de Melhor Roteiro no Festival de Huelva na Espanha, como co-roteirista do filme Medida Provisória. Apresenta e roteiriza os programas Conexão Bahia e Conversa Preta na TV Bahia-Rede Globo, além de desenvolver projeto de série-serializada streaming.