Região Grande Florianópolis

Festa do Divino: Grande Florianópolis celebra cultura açoriana

Jorginho Mello, eleito o "festeiro do ano", abriu o evento no Capital

Autor
Festa do Divino: Grande Florianópolis celebra cultura açoriana
Fotos: Roberto Zacarias / Secom

O governador Jorginho Mello participou da cerimônia de abertura da tradicional Festa do Divino Espírito Santo, realizada na noite desta quinta-feira (16) em Florianópolis. O evento, que possui raízes históricas e culturais de origem açoriana, celebra a chegada do Espírito Santo e reúne milhares de fiéis e visitantes de diversas regiões. A celebração vai até o próximo domingo (19) com entrada gratuita na Capela do Divino Espírito Santo.

PUBLICIDADE

Durante a cerimônia de abertura, o governador, que foi eleito o “festeiro” do ano junto à sua família, destacou a importância da festa para a preservação das tradições culturais e religiosas do estado. “Esse é um momento importante de comunhão, religiosidade e fé. Precisamos estar mais próximos de Deus, junto da família e em união com nossos familiares“, disse o governador.

A Festa do Divino Espírito Santo é marcada por uma série de atividades que incluem procissões, missas, apresentações culturais, danças tradicionais, e a coroação do imperador e da imperatriz da festa. O evento tem origem nas celebrações religiosas trazidas pelos colonizadores açorianos e, ao longo dos séculos, evoluiu para se tornar uma das festividades mais emblemáticas e celebradas de Santa Catarina.

Confira a programação

Sexta-feira (17)

18h – Abertura das barracas;
19h – Segunda missa do Tríduo preparatório – Missa das Bandeiras;
20h às 22h – Bingo;
20h30 – Apresentação da Orquestra e coral do IFSC;
22h30: Encerramento.

Sábado (18)

14h – Abertura das barracas;
14h45 – Grupo Folclórico Açor Sul Catarinense;
15h45 – Grupo Folclórico Alivanta Meu Boi;
17h10 – Atração musical;
18h às 22h – Bingo;
18h – Solene Cortejo imperial com a Procissão Luminosa;
18h30 – Terceira Missa do Tríduo Preparatório;
20h30 – Banda da Polícia Militar;
21h45 – Débora Machado e banda;
23h – Encerramento das atividades.

Domingo (19)

10h15 – Solene Cortejo Imperial da Irmandade do Divino Espírito Santo;
10h30 às 12h – Missa de Pentecostes – Cerimônia de coroação do imperador;
12h – Abertura das barracas;
12h30 – Música ao vivo Gisele Vianna e Júlio Ribeiro;
14h30 – Grupo Folclórico Açor Sul Catarinense;
15h às 19h – Bingo;
15h30 – Grupo Folclórico Alivanta Meu Boi;
17h – Apresentação da banda do Exército Brasileiro 63º BI;
19h – Solenidade de encerramento.

Festa do Divino em São José

Em São José, o mesmo evento foi celebrado entre os dias 11 e 13 de maio, reunindo milhares de fiéis no entorno da Igreja Matriz, localizada no Centro Histórico.

No sábado (11), aconteceram a missa de abertura e o cortejo da família imperial. No domingo (12), as celebrações seguiram com o cortejo, missas e o tradicional almoço. Já na segunda-feira (13), a programação contou com a realização de um café colonial e uma missa especial, presidida pelo arcebispo da arquidiocese de Florianópolis, Dom Wilson Jonck.

O intuito dos festejos e comemorações é a promoção da paz, a vivência da caridade fraterna e a honra e devoção ao Divino Espírito Santo, preservando e cultivando o forte traço da religiosidade, sendo base da identidade histórico cultural trazida pelos açorianos. Por sua importância, a festa é registrada como Patrimônio Imaterial e está registrada no livro de celebrações como parte integrante dos bens culturais josefenses.

Relacionadas