Região Brasil

Seif é um dos citados na delação de Mauro Cid

Prefeito de Chapecó é pré-candidato ao Governo do Estado e outros destaques

Autor
Seif é um dos citados na delação de Mauro Cid
Foto: Jefferson Rudy / Agência Senado

O senador Jorge Seif Júnior (PL) é um dos citados na primeira delação de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente da República Jair Bolsonaro, prestada à Polícia Federal, que investiga uma suposta trama golpista no país. As informações foram divulgadas pelo colunista Elio Gaspari, da Folha de S.Paulo.

PUBLICIDADE

No depoimento que implicou Bolsonaro e embasou a primeira delação de Cid, o parlamentar catarinense aparece como um dos integrantes do grupo mais radical, que também seria composto, de acordo com o ex-ajudante de ordens, pelos ex-ministros Onyx Lorenzoni e Gilson Machado, o senador Magno Malta (PL), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), o general Mário Fernandes e, até mesmo, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Segundo o delator, Eduardo e Michelle, ao lado de outros integrantes, eram os que mais instigavam a realização de um golpe.

Vale destacar que nem Seif, tampouco Eduardo e Michelle foram indiciados. No entanto, a delação os coloca no chamado grupo mais radical, que teria incentivado Bolsonaro a dar um golpe de Estado. 

Vai processar

O senador Jorge Seif Júnior (PL) vai processar o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Na delação que vazou, Cid aponta Seif como um dos integrantes da ala radical que instigava Bolsonaro a dar um golpe de Estado. Não foi a primeira vez que Cid faz uma citação a Seif. Em maio de 2023, se tornou público que o militar debochava de alguns parlamentares do PL, entre os quais Jorge Seif. Em uma conversa em 2021, Cid escreveu a um colega de Planalto: Ainda bem que Seif e Gilson sumiram nesta semana”.

Outro

Dois meses depois, dando risada, o tenente-coronel Mauro Cid disse ao então chefe de gabinete Célio Faria, que avisou o então presidente Jair Bolsonaro (PL) que o senador Jorge Seif Júnior (PL) gostaria de falar com ele. O ex-presidente respondeu com um xingamento. Após, Cid enviou uma publicação de Seif em uma rede social a Bolsonaro: “Não vou falar nada…” Faria respondeu com um emoji de enjoo.

2026

O evento realizado pelo PSD em Itapema pode ser considerado um verdadeiro divisor de águas para o cenário político do estado. Se ainda restava alguma dúvida, agora não há mais. O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, é pré-candidato ao Governo do Estado e, a partir de agora, inicia sua jornada com foco em um pleito que se desenha com dois candidatos de direita: ele e o governador Jorginho Mello (PL). “A disputa e a discussão não serão da esquerda contra a direita. É capacidade contra capacidade, gestão contra gestão, empatia, respeito, cuidado, saber cuidar das pessoas. Eu não tô à procura de emprego. Eu não preciso de trabalho. Já fiz 10 eleições com 10 vitórias”, afirmou. 

Ao governo

A leitura das lideranças que participaram do encontro é que o prefeito de Chapecó João Rodrigues (PSD), anfitrião do evento, aproveitou para acabar com qualquer dúvida sobre sua decisão de disputar a Casa D’Agronômica. Fez um discurso forte e convidou a todos para se unirem ao seu projeto, rechaçando qualquer possibilidade de disputar o Senado. “Se alguém disser ‘o João é Senado’, esqueçam. Não sou. Só tem uma candidatura que vou disputar porque o povo de Chapecó me liberou. Na campanha em Chapecó, eu disse que iria disputar, e a sociedade me deu 83% dos votos.

Modais
Beto Martins toma posse no Senado em Brasília no lugar de Ivete da Silveira
Beto Martins, inaugurando o plenário do Senado. Foto: divulgação

Beto Martins retoma hoje o comando da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias. Uma das primeiras ações será o envio do projeto da Lei das Ferrovias para a Assembleia Legislativa. Sendo aprovado, novas áreas para ferrovias poderão ser concedidas pelo Estado, sem necessitar da União. Para os aeroportos, Martins quer equipar os terminais com o objetivo de que o estado tenha o maior parque aeroviário do Brasil. E quanto aos portos, o prosseguimento do projeto de alargamento do canal de acesso na Babitonga, para o acesso aos portos de Itapoá e de São Francisco do Sul por navios de 360 e 400 metros. O porto de Itapoá custeará a obra, orçada em cerca de R$ 300 milhões, e receberá o retorno do investimento através de isenção tributária.

Trabalho

O setor de transporte, armazenagem e correio registrou saldo positivo de 10.523 novos vínculos de trabalhos formais no estado de Santa Catarina, no acumulado entre janeiro e novembro de 2024. Os dados foram consolidados pelo Novo Caged – método de geração de estatísticas sobre a movimentação de empregados do mercado de trabalho formal. No saldo acumulado, o setor apresentou crescimento de 6,76%, superando o crescimento médio nacional de 5,19%. Em síntese, o saldo é calculado com base na diferença entre o número de trabalhadores contratados (admissões) e o número de trabalhadores que deixaram seus empregos (desligamentos) nos períodos analisados.

Presidente que une

Menos de dois meses após o encerramento das eleições da OAB/SC, o presidente Juliano Mandelli já demonstra seu compromisso com a união da advocacia catarinense. Deixando de lado eventuais diferenças políticas, convidou o membro honorário vitalício da seccional, Tullo Cavallazzi – então líder do grupo de oposição derrotado nas últimas eleições – para discursar e saudar os jovens advogados na solenidade em que a filha de Cavallazzi ingressava na profissão e recebia suas credenciais da OAB/SC junto com outros colegas. A atitude, amplamente elogiada por quem acompanha os bastidores da Ordem, reflete a postura de Mandelli, que, ao prestigiar um ex-presidente da entidade que não esteve ao seu lado durante o processo eleitoral, reafirma seu compromisso de unir a advocacia catarinense.

Marcelo Lula é jornalista e radialista. Atuou em emissoras de rádio e jornais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Atualmente, faz comentários na Condá FM de Chapecó e na Rede Guararema de Rádios.

O jornalista tem se destacado por furos de fatos de grande repercussão em Santa Catarina, além de matérias investigativas e revelações dos bastidores de importantes investigações e da política.