Região Balneário / Itajaí

SC teve crescimento na geração de empregos em março

Novas ambulâncias para o Samu, entre outros destaques na coluna de hoje

Autor
SC teve crescimento na geração de empregos em março
Foto: Agência Catarinense de Notícias / Arquivo

Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) referentes ao mês de março deste ano foram positivos para Santa Catarina. O estado ficou com o saldo de 13.892 empregos no período, com destaque para os setores de serviços e indústria. Com isso, o total de carteiras assinadas passa de 2,5 milhões.

PUBLICIDADE

O saldo positivo é resultado da diferença no número de contratações (149 mil) e desligamentos (135 mil). O setor de serviços lidera o levantamento com a criação de 7.112 vagas de emprego. Em segundo lugar aparece a indústria, que gerou 4.697 novos postos.

“Temos criado um ambiente favorável pra expansão dos grandes e pequenos negócios e das indústrias. O resultado a gente vê nesses números. A economia aquecida, gerando emprego e renda”, ressaltou o governador Jorginho Mello.

Na divisão por gênero, as mulheres foram maioria nas contratações de março: 6.988 delas conseguiram um emprego formal. Enquanto os homens responderam por 6.904 admissões.

Presidência da Alesc

Foto: Arquivo / Alesc

O presidente da Assembleia Legislativa, Mauro De Nadal (MDB), me disse que vai passar bem longe de qualquer discussão sobre a possibilidade de ter mais um mandato à frente da presidência do parlamento. O deputado estadual Ivan Naatz (PL) chegou a conversar com Nadal sobre a ideia de apresentar um projeto permitindo que um mesmo deputado possa presidir a Alesc por mais de um biênio. De Nadal afirma que está satisfeito com os seus dois anos como presidente e que não entrará em discussões polêmicas.

Alerta aos pré-candidatos

Atenção pré-candidatos às prefeituras. Que o Rio Grande do Sul sirva de exemplo para o nosso estado. Mesmo que as chuvas, enchentes e deslizamentos sejam um assunto bem conhecido para nós, o que ocorre com os vizinhos deve servir para alertar ainda mais o nosso estado.

Ao invés de pensar somente em aparecer em foto com lideranças nacionais, prestem atenção para as pautas dos seus municípios, pois é isso que importa antes de número de partido, ou de querer parecer mais religioso, pai de família ou patriota. Que os eleitores cobrem isso de seus candidatos, pois cor partidária ou lado político não ajuda a resolver os problemas que afetam a vida real das pessoas.

Nem todo PL está feliz

A indecisão sobre o julgamento do senador Jorge Seif Júnior (PL) causou frustração em setores do PL em Santa Catarina. O sentimento bateu nos interessados na vaga ao Senado que se abriria com a cassação, e nos pré-candidatos que gostariam de ver uma eleição para o Senado junto à eleição de prefeito, vice e vereadores. A verticalização sonhada do 22.

Criciúma era uma dessas cidades que sonhava com esse cenário, já que o partido deve enfrentar a força da aprovação do prefeito Clésio Salvaro (PSD). Nos bastidores, a informação sobre a falta de uma decisão não foi bem recebida.

Novas ambulâncias

As Unidades de Suporte Avançado (USA) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) ganharam esta semana mais um reforço. O Governo do Estado, por meio do contrato de gestão da Secretaria de Estado da Saúde com a FAHECE, entregou mais seis novas ambulâncias.

As viaturas foram destinadas para São José, Florianópolis e Palhoça na Grande Florianópolis; Itajaí na Foz do Itajaí; Caçador no Meio-Oeste e Xanxerê no Oeste. Com essas entregas, foram 13 novas viaturas distribuídas apenas em abril. Nos próximos meses, está prevista a entrega de outras 17 ambulâncias para as USAs, somando 27 veículos destinados à renovação de frota das UTIs Móveis do SAMU de Santa Catarina.

Eleições no Creci SC

Foram definidas duas chapas na disputa das eleições do Creci SC: a chapa 01, comandada pelo atual presidente, Fernando Wilrich, cuja gestão foi marcada por sua ausência de Florianópolis durante os três anos, segundo relatos dos funcionários da autarquia, e renúncias, com 5 membros de sua gestão pedindo para sair durante os últimos dois anos.

Fernando deve enfrentar a chapa 02, que é comandada por Sandra Pires, que nunca ocupou cargo eletivo na entidade e pode se tornar a primeira mulher eleita presidente na história do Creci. As eleições acontecerão no dia 04 de junho de modo online.

Marcelo Lula é jornalista e radialista. Atuou em emissoras de rádio e jornais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Atualmente, faz comentários na Condá FM de Chapecó e na Rede Guararema de Rádios.

O jornalista tem se destacado por furos de fatos de grande repercussão em Santa Catarina, além de matérias investigativas e revelações dos bastidores de importantes investigações e da política.