Região Balneário / Itajaí

Relatório do rompimento do reservatório da Casan será votado amanhã

Filiação de Dário, nome do PSD em Itajaí, entre outros destaques

Autor
Relatório do rompimento do reservatório da Casan será votado amanhã

Será lido e votado amanhã o relatório final dos trabalhos da Comissão Mista criada na Assembleia Legislativa para analisar o rompimento do Reservatório R4 da Casan, no bairro Monte Cristo, depois de uma semana de vista coletiva, para que todos os integrantes do colegiado pudessem analisar o texto de 145 páginas.

PUBLICIDADE

O rompimento da estrutura, em setembro do ano passado, atingiu casas, inundou estabelecimentos comerciais, arrastou carros e derrubou postes de iluminação pública, atingindo ao todo 179 famílias que pediram reparação dos prejuízos.

O relator da comissão, deputado Mário Motta (PSD), antecipou que as conclusões e sugestões do relatório foram obtidas em trabalho conjunto com os peritos e as perícias desenvolvidas, tanto pela Polícia Civil quanto pela Polícia Científica, que fizeram seus inquéritos, como também pelo Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público Estadual e Controladoria Geral do Estado.

Segundo o presidente da comissão, deputado Ivan Naatz (PL), após aprovado, cópias do relatório para adoção de providências serão encaminhadas a todos os órgãos, além da própria Casan, à Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina, ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia e também à Procuradoria Regional do Trabalho.

Naatz tem reiterado que o objetivo do colegiado foi contribuir com os trabalhos de investigação, inclusive no que tange ao ressarcimento, não só dos estragos materiais causados, mas também do prejuízo à imagem da Casan como empresa pública, por parte dos responsáveis que forem apontados como causadores do acidente.

Indefinição em Blumenau

A vice-prefeita de Blumenau, Maria Regina Soar, está resistindo à ideia do prefeito Mário Hildebrandt (PL) de que ela se filie ao MDB. Hildebrandt quer construir a candidatura de Maria, mais uma vez para vice, agora de Egídio Ferrari, que se filiará ao PL.

A insistência de Maria em permanecer no PSDB tem gerado mal-estar no grupo de Hildebrandt, que já terá que enfrentar a resistência de lideranças do PL que desejam dar a vaga de vice ao União Brasil.

Filiação de Dário

Está tudo organizado para amanhã, às 10h, ocorrer a filiação do ex-senador Dário Berger ao PSDB, caso não haja qualquer novidade. Conforme antecipado em primeira mão, ele fechou com os tucanos na semana passada para ser o candidato do partido à Prefeitura de Florianópolis.

Por enquanto, Berger só conta com os tucanos, com o PDT e com o Solidariedade. O Avante também está sendo procurado. O sonho do ex-senador era ter o apoio do Podemos e do MDB, porém, ambos estarão no projeto de reeleição do prefeito Topázio Neto (PSD).

Proporcional

Dário Berger vai trabalhar para montar a sua nominata de candidatos à Câmara de Vereadores de Florianópolis. Entre os nomes conhecidos até o momento estão o do vereador Renato Geske, que seguirá no PSDB após ter rompido com o prefeito Topázio Neto (PSD), e o do jovem Fernando Fernandes.

Ex-assessor do próprio Dário no Senado, Fernandes foi o secretário-geral da JMDB no estado, coordenador estadual da Juventude, diretor do Procon de Florianópolis, conselheiro nacional da Juventude e atualmente é o chefe de gabinete do vice-prefeito de São José, Michel Schlemper (MDB).

Filiação em Itajaí

O vereador Osmar Teixeira se filiou ao PSD no final de semana. Ele é pré-candidato a prefeito de Itajaí. A filiação contou com a presença de boa parte das maiores lideranças pessedistas no estado. Em seu discurso, Teixeira disse estar feliz e preparado para a eleição.

“O partido tem pesquisa, por isso está muito feliz de filiar e apoiar o Osmar (Teixeira). É um projeto leve, a cidade pede por renovação e o Osmar chega para brigar pela cidade e dar protagonismo para Itajaí”, afirma Eron Giordani, presidente do PSD.

PL em Joinville

Um bom número de filiados e lideranças do Partido Liberal foi acompanhar o encontro promovido pelo secretário de Estado da Segurança Pública, Sargento Lima, que é o pré-candidato do PL a prefeito de Joinville. Até o governador Jorginho Mello (PL) e a vice Marilisa Boehm (PL) fizeram questão de participar do evento realizado no Rancho Timbé.

Lima deixará no próximo mês a secretaria para se dedicar ao seu projeto eleitoral. O governador tenta fazer algumas costuras e tentará levar os emedebistas para compor com os liberais. A questão é se o pré-candidato liberal aceitará, já que Lima é um dos principais críticos do MDB.

Comando do Podemos

Após assumir a presidência estadual do Podemos, a deputada estadual Ana Paula da Silva, a Paulinha, vem conversando com os filiados para definir o comando do partido nas principais cidades do Estado. Em Blumenau, o empresário e ex-vereador Fábio Fiedler foi convidado para assumir o comando do Podemos.

Por enquanto, ainda não há definição de quem o Podemos apoiará para a eleição de prefeito, mas a tendência é que esteja com o Novo e o PSD.

Filiações ao Republicanos

O coordenador do Republicanos na região de Joinville, o vereador Lucas Souza, acompanhado do presidente do partido, Romeu Oliveira, filiaram dois vereadores. Em Rio Negrinho, assinou ficha Cássio Alves, que se filiou acompanhado de pré-candidatos a vereador, e com o pré-candidato a prefeito, Roneu Rovemberger. Em São Bento do Sul, a filiação foi da vereadora Carla Hoffmann, que assinou ficha junto com pré-candidatos a vereança.

Marcelo Lula é jornalista e radialista. Atuou em emissoras de rádio e jornais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Atualmente, faz comentários na Condá FM de Chapecó e na Rede Guararema de Rádios.

O jornalista tem se destacado por furos de fatos de grande repercussão em Santa Catarina, além de matérias investigativas e revelações dos bastidores de importantes investigações e da política.

Relacionadas