Estava tudo certo para que o PL de Santa Catarina recebesse o ex-presidente da República Jair Bolsonaro em São José para um almoço com os pré-candidatos do partido. Foi feita uma carreata até um clube de tiro, local marcado para o encontro. Lá, aguardavam, além de fãs do ex-presidente, prefeitos, deputados e a anfitriã, pré-candidata a prefeita de São José, Adeliana Dal Pont.
Mas um imprevisto aconteceu na véspera. Bolsonaro foi informado do itinerário, que incluiria uma passagem pelo calçadão do Kobrasol. Até aí, tudo bem. A questão é que outra informação enfureceu o ex-presidente. Adeliana, pré-candidata do PL na cidade, já o havia criticado por sua gestão na pandemia. A partir disso, Bolsonaro cancelou a passagem pelo calçadão e reclamou que o partido não fez uma melhor pesquisa antes de filiar a ex-prefeita.
Durante o almoço, o ex-presidente teria apresentado ao governador Jorginho Mello (PL) um vídeo que recebeu com imagens de Adeliana o culpando pelas mortes durante a pandemia e elogiando a medicina de Cuba. Além de mudar o itinerário, Bolsonaro trocou o cerimonial. Adeliana, a pré-candidata e anfitriã, não pôde subir ao palco e, após saber da decisão de Bolsonaro, nem tentou chegar perto para uma foto. Sua equipe capturou apenas imagens de longe, mas não foi cumprimentada e não cumprimentou.
O pior é que a desculpa de que Bolsonaro não tirou foto com pré-candidatos não colou. Praticamente todos que disputarão a eleição conseguiram fazer o seu registro com o ex-presidente. Até mesmo o deputado estadual Carlos Humberto Silva, preterido por Bolsonaro em Balneário Camboriú, tirou uma foto com o líder dos liberais.
Ao governador, que acumula a função de presidente estadual do Partido Liberal, ficou um problema. Ou procura um novo candidato para São José ou constrói a candidatura de Adeliana sem o apoio de Bolsonaro.
Em falar
Ontem, uma fonte ligada ao Partido Liberal, em resposta à manifestação do deputado estadual Carlos Humberto Silva (PL) para a coluna, disse que o parlamentar precisa entender que perdeu a candidatura em Balneário Camboriú e que o ideal seria focar no mandato parlamentar.
A mesma fonte contou que a escolha do nome de Peeter Lee Grando para ser o candidato à sucessão do prefeito Fabrício Oliveira (PL) teve como última palavra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas que ele atendeu a um pedido do pastor Silas Malafaia e da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.
Acontece que Peeter é pastor da Igreja Bola de Neve, que tem em algumas de suas lideranças uma forte ligação com Malafaia.
Guidi x PSD
Na próxima reunião da Executiva estadual do PSD, será apresentada por alguns membros proposta no sentido de não pedir o mandato do deputado federal Ricardo Guidi, que se filiou ao PL, por infidelidade partidária.
A proposta condiciona a devolução pelo deputado dos valores recebidos do partido para sua campanha em 2022. A quantia chega aos R$ 2,8 milhões. Uma fonte confirmou a informação e disse que a devolução poderá ser parcelada até o final do mandato.
Invasão zero
O secretário de Estado da Segurança Pública, Sargento Lima, irá coordenar, em Santa Catarina, a Frente Parlamentar Mista Invasão Zero. Ontem, em Brasília, Lima foi nomeado coordenador pelo deputado federal Luciano Zucco (PL), que coordena o movimento no país.
A Frente, segundo Lima, é uma iniciativa para combater a invasão de propriedades. É uma resposta às crescentes preocupações com invasões de terras em várias regiões do Brasil. O trabalho efetivo como coordenador se inicia logo após o retorno do deputado à Alesc, cuja data ainda não está marcada.
Pré-candidato
O empresário Johnny Felippe é o pré-candidato do MDB a prefeito de Urussanga. Ele tem o apoio em massa do partido, incluindo lideranças estaduais, a exemplo do deputado Tiago Zilli.
BR-101
O Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (COFEM) debateu ontem a renovação da concessão do trecho norte da BR-101. O encontro foi realizado na sede da Federação dos Transportes (FETRANCESC), em Florianópolis.
Os presidentes das entidades integrantes do COFEM deliberaram por encaminhar ao Ministério do Transporte e à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) um pedido de informações sobre a modelagem que está sendo proposta para a renovação da concessão da BR-101 Norte, hoje sob responsabilidade da Arteris, considerando a fala do ministro Renan Filho, em visita ao estado na semana passada. O setor empresarial quer participar da discussão.
Marcelo Lula é jornalista e radialista. Atuou em emissoras de rádio e jornais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Atualmente, faz comentários na Condá FM de Chapecó e na Rede Guararema de Rádios.
O jornalista tem se destacado por furos de fatos de grande repercussão em Santa Catarina, além de matérias investigativas e revelações dos bastidores de importantes investigações e da política.