Região Balneário / Itajaí

Recusa de apoio de Bolsonaro preocupa o PL de São José

PSD não deve pedir o mandato de Guidi, entre outros destaques

Autor
Recusa de apoio de Bolsonaro preocupa o PL de São José

Estava tudo certo para que o PL de Santa Catarina recebesse o ex-presidente da República Jair Bolsonaro em São José para um almoço com os pré-candidatos do partido. Foi feita uma carreata até um clube de tiro, local marcado para o encontro. Lá, aguardavam, além de fãs do ex-presidente, prefeitos, deputados e a anfitriã, pré-candidata a prefeita de São José, Adeliana Dal Pont.

PUBLICIDADE

Mas um imprevisto aconteceu na véspera. Bolsonaro foi informado do itinerário, que incluiria uma passagem pelo calçadão do Kobrasol. Até aí, tudo bem. A questão é que outra informação enfureceu o ex-presidente. Adeliana, pré-candidata do PL na cidade, já o havia criticado por sua gestão na pandemia. A partir disso, Bolsonaro cancelou a passagem pelo calçadão e reclamou que o partido não fez uma melhor pesquisa antes de filiar a ex-prefeita.

Durante o almoço, o ex-presidente teria apresentado ao governador Jorginho Mello (PL) um vídeo que recebeu com imagens de Adeliana o culpando pelas mortes durante a pandemia e elogiando a medicina de Cuba. Além de mudar o itinerário, Bolsonaro trocou o cerimonial. Adeliana, a pré-candidata e anfitriã, não pôde subir ao palco e, após saber da decisão de Bolsonaro, nem tentou chegar perto para uma foto. Sua equipe capturou apenas imagens de longe, mas não foi cumprimentada e não cumprimentou.

O pior é que a desculpa de que Bolsonaro não tirou foto com pré-candidatos não colou. Praticamente todos que disputarão a eleição conseguiram fazer o seu registro com o ex-presidente. Até mesmo o deputado estadual Carlos Humberto Silva, preterido por Bolsonaro em Balneário Camboriú, tirou uma foto com o líder dos liberais.

Ao governador, que acumula a função de presidente estadual do Partido Liberal, ficou um problema. Ou procura um novo candidato para São José ou constrói a candidatura de Adeliana sem o apoio de Bolsonaro.

Em falar

Ontem, uma fonte ligada ao Partido Liberal, em resposta à manifestação do deputado estadual Carlos Humberto Silva (PL) para a coluna, disse que o parlamentar precisa entender que perdeu a candidatura em Balneário Camboriú e que o ideal seria focar no mandato parlamentar.

A mesma fonte contou que a escolha do nome de Peeter Lee Grando para ser o candidato à sucessão do prefeito Fabrício Oliveira (PL) teve como última palavra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas que ele atendeu a um pedido do pastor Silas Malafaia e da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.

Acontece que Peeter é pastor da Igreja Bola de Neve, que tem em algumas de suas lideranças uma forte ligação com Malafaia.

Guidi x PSD

Na próxima reunião da Executiva estadual do PSD, será apresentada por alguns membros proposta no sentido de não pedir o mandato do deputado federal Ricardo Guidi, que se filiou ao PL, por infidelidade partidária.

A proposta condiciona a devolução pelo deputado dos valores recebidos do partido para sua campanha em 2022. A quantia chega aos R$ 2,8 milhões. Uma fonte confirmou a informação e disse que a devolução poderá ser parcelada até o final do mandato.

Invasão zero

O secretário de Estado da Segurança Pública, Sargento Lima, irá coordenar, em Santa Catarina, a Frente Parlamentar Mista Invasão Zero. Ontem, em Brasília, Lima foi nomeado coordenador pelo deputado federal Luciano Zucco (PL), que coordena o movimento no país.

A Frente, segundo Lima, é uma iniciativa para combater a invasão de propriedades. É uma resposta às crescentes preocupações com invasões de terras em várias regiões do Brasil. O trabalho efetivo como coordenador se inicia logo após o retorno do deputado à Alesc, cuja data ainda não está marcada.

Pré-candidato

O empresário Johnny Felippe é o pré-candidato do MDB a prefeito de Urussanga. Ele tem o apoio em massa do partido, incluindo lideranças estaduais, a exemplo do deputado Tiago Zilli.

BR-101

O Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (COFEM) debateu ontem a renovação da concessão do trecho norte da BR-101. O encontro foi realizado na sede da Federação dos Transportes (FETRANCESC), em Florianópolis.

Os presidentes das entidades integrantes do COFEM deliberaram por encaminhar ao Ministério do Transporte e à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) um pedido de informações sobre a modelagem que está sendo proposta para a renovação da concessão da BR-101 Norte, hoje sob responsabilidade da Arteris, considerando a fala do ministro Renan Filho, em visita ao estado na semana passada. O setor empresarial quer participar da discussão.

Marcelo Lula é jornalista e radialista. Atuou em emissoras de rádio e jornais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Atualmente, faz comentários na Condá FM de Chapecó e na Rede Guararema de Rádios.

O jornalista tem se destacado por furos de fatos de grande repercussão em Santa Catarina, além de matérias investigativas e revelações dos bastidores de importantes investigações e da política.