
Os professores classificados na 1ª chamada do concurso da Educação de Santa Catarina foram nomeados via Diário Oficial. Os profissionais tomarão posse e começarão as atividades nas escolas estaduais em 3 de fevereiro. A primeira semana de trabalho será de formação e preparativos para o início do ano letivo, no dia 10 de fevereiro.
Para os cargos de assistente de educação, de assistente técnico-pedagógico e especialistas, a escolha de vagas acontecerá entre 17 e 21 de fevereiro, de forma online, pelo site ingresso.sed.sc.gov.br. O manual de escolha de vagas já está disponível nos sites da SED e da FURB. Neste caso, o Ato de Nomeação ocorrerá em 1º de março e o início dos trabalhos no dia 1º de abril.
“O resultado deste concurso trará ótimos profissionais para as nossas escolas. Tenho certeza que eles farão uma grande diferença para a educação de Santa Catarina e, consequentemente, na vida dos nossos estudantes”, destacou o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon.
Ficou no Sul

Uma fonte do gabinete do governador Jorginho Mello (PL) confirmou que o atual secretário-adjunto de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, continuará no cargo, e a ex-prefeita de Vargem, Milena Lopes (PL), será a nova secretária-adjunta. Cotado para o cargo por ter mudado de lado aos 45 do segundo tempo na eleição em Criciúma, Acelio Casagrande contava que seria secretário de Estado, mas acabou não sendo escolhido.
Ele foi anunciado como Secretário de Saúde de Içara. Casagrande chegou a negar, quando a colega Karina Manarin deu em primeira mão, que ele iria para o município.
Novos nomes em São José

Na área de desenvolvimento econômico, foi anunciado pelo prefeito de São José, Orvino de Ávila (PSD), o ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal no governo de Jair Bolsonaro (PL), Silvinei Vasques. Muito próximo do ex-presidente, ele também mantém relações estreitas com o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), com a deputada federal Júlia Zanatta (PL) e com o deputado estadual Alex Brasil (PL). Na Secretaria-Geral de Governo, Meri Hang, e na Comunicação, Diego Santos, com passagem pelo AN.
Reforma administrativa
O prefeito de Itapema, Alexandre Xepa (PL), editou a Medida Provisória que cria três novas secretarias — Pessoa Idosa, Governo e Infraestrutura, e Desenvolvimento Econômico e Habitação — e reduz cargos comissionados, gerando uma economia de R$ 3,2 milhões. Xepa destacou o compromisso com eficiência e equilíbrio fiscal, mantendo as despesas abaixo dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Demandas
A Medida Provisória do prefeito de Itapema Alexandre Xepa (PL) criou três secretarias. A de Políticas à Pessoa Idosa atenderá 12% da população local, enquanto a de Desenvolvimento Econômico e Habitação buscará construir 1.000 moradias sociais.
Já a de Governo e Infraestrutura modernizará processos e coordenará políticas públicas. Segundo o secretário Marcelo Correa, a reforma otimiza recursos e amplia a eficiência na gestão.

Marcelo Lula é jornalista e radialista. Atuou em emissoras de rádio e jornais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Atualmente, faz comentários na Condá FM de Chapecó e na Rede Guararema de Rádios.
O jornalista tem se destacado por furos de fatos de grande repercussão em Santa Catarina, além de matérias investigativas e revelações dos bastidores de importantes investigações e da política.