Região Santa Catarina

O fim do silêncio de Ed Pereira e tensão no PL de BC

Relações internacionais, Nomeação contestada e outros destaques

Autor
O fim do silêncio de Ed Pereira e tensão no PL de BC

Até quando o ex-vereador e ex-secretário Ed Pereira ficará calado, sem dizer tudo o que sabe sobre supostos esquemas na Prefeitura de Florianópolis? Informações têm circulado nos bastidores, por meio de fontes que sabem muito.

PUBLICIDADE

Resta saber se, nos próximos depoimentos, Pereira continuará medindo as palavras ou trará à tona informações contundentes sobre grandes eventos na cidade, inclusive que podem causar fortes questionamentos — a exemplo da contratação de drones com dispensa de licitação para o Ano Novo de 2023 para 2024. A carta-convite foi de R$ 2,8 milhões.

Nas regiões

O governador Jorginho Mello (PL) esteve em Videira, para apresentar a 2ª edição do programa “Santa Catarina Levada a Sério – Prestando Contas”. O encontro reuniu lideranças regionais no auditório da Unoesc, onde foram destacados os investimentos e projetos executados pelo Governo do Estado nas 15 cidades que integram a Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (AMARP). Durante o evento, o governador reforçou o compromisso com a transparência e o desenvolvimento regional, destacando obras de infraestrutura, melhorias na saúde, educação e segurança pública. No período da tarde o governador conversou, individualmente, com todos os prefeitos que fazem parte da AMARP para ouvir as demandas levantadas por município.

Recado de Jorginho em BC

O governador Jorginho Mello (PL) deu um forte recado para o deputado estadual Carlos Humberto Silva (PL). Ele renovou o comando do partido em Balneário Camboriú para o ex-prefeito Fabrício Oliveira. Nos bastidores, desde o início do ano, era dito que a presidência do diretório municipal poderia ser repassada a Carlos Humberto como forma de costurar uma reaproximação, já que o parlamentar não concordou com o apoio de Jorginho à ideia de Fabrício de lançar Peeter Lee Grando como candidato liberal para a disputa da Prefeitura de BC. Após mais esse movimento de Jorginho, ganhou ainda mais força a possibilidade de Carlos Humberto deixar o PL.

Nomeação contestada

Não pegou nada bem a nomeação de João da Luz na Câmara de Vereadores de Florianópolis. A informação é que a nomeação foi feita na licença do presidente João Cobalchini (MDB), que está em viagem ao exterior. A informação é que o pedido de nomeação teria partido de um integrante do Executivo. Um dos principais investigados na operação Mercadores da Morte, o ex-secretário de Limpeza e Manutenção Urbana teve conversas reveladas nas quais aparecia supostamente negociando vantagens, como viagens e até um chinelo avaliado em R$ 4 mil.

Curso técnico

O Governo do Estado divulgou mais 4.729 novas vagas em cursos técnicos para o programa Catarinense Técnico (CaTec), destinado a estudantes do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino. A carga horária dos cursos técnicos varia entre 800 e 1.300 horas/aula. Serão 14 cursos técnicos das áreas de tecnologia, produção alimentícia, industrial e infraestrutura, que devem ser ofertados nos municípios de Joinville, Blumenau, Chapecó, Florianópolis, São Bento do Sul, Joaçaba, Palhoça, Rio do Sul e São Miguel do Oeste, bem como nas cidades limítrofes destes municípios. “Esse é mais um programa idealizado pelo nosso governador Jorginho Mello, voltado para a melhoria do ensino e o desenvolvimento econômico e social de Santa Catarina”, destaca o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon.

Relações internacionais

A vice-governadora Marilisa Boehm (PL) tratou com o cônsul-geral da Alemanha, Marc Oliver Bogdahn, do fortalecimento das relações comerciais e culturais entre Santa Catarina e o país europeu. Durante a reunião, foi evidenciado o interesse do Governo do Estado em ampliar a cooperação já existente. Esta pauta, avaliou Marilisa, é fundamental pois, desde 2016 nenhum novo acordo bilateral foi firmado entre catarinenses e alemães.

Dispensa de certidão

Os deputados estaduais aprovaram o projeto de lei que amplia o prazo para a dispensa da apresentação de certidão negativa de débitos por hospitais para o recebimento de recursos do SUS por meio de convênio com o Estado. A medida consta no PL 103/2025, de autoria do Poder Executivo, que segue para sanção do governador. Conforme o texto aprovado em plenário, o prazo, que terminou em dezembro passado, será ampliado para 31 de dezembro de 2026, ao contrário do que queria o governo, que estabeleceu a data de 31 de dezembro deste ano. “Após a pandemia da Covid-19, muitos hospitais, em especial os de pequeno e médio porte, têm tido dificuldades financeiras para manter seus compromissos em dia e não conseguem emitir as certidões”, explicou o deputado José Milton Scheffer (Progressistas).

Marcelo Lula é jornalista e radialista. Atuou em emissoras de rádio e jornais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Atualmente, faz comentários na Condá FM de Chapecó e na Rede Guararema de Rádios.

O jornalista tem se destacado por furos de fatos de grande repercussão em Santa Catarina, além de matérias investigativas e revelações dos bastidores de importantes investigações e da política.