Região Balneário / Itajaí

Alexandre de Moraes evita julgamento de Seif antes de deixar o TSE

Governo nega privatização da Celesc e da Casan, entre outros destaques

Autor
Alexandre de Moraes evita julgamento de Seif antes de deixar o TSE
Ministro Alexandre de Moraes. Foto: Divulgação

A informação divulgada pela coluna de que um suposto acordo deverá livrar o senador Jorge Seif Júnior (PL) da cassação começa a ganhar luz. O ministro Alexandre de Moraes, que atualmente preside o Tribunal Superior Eleitoral, já informou que não pautará o recurso do julgamento contra o parlamentar catarinense, conforme antecipei no último dia 21. A nova data caberá à ministra Carmen Lúcia marcar, já que ela assumirá a presidência do TSE a partir do início de junho.

PUBLICIDADE

Nos bastidores, fontes afirmam que lideranças, a exemplo do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e Gilberto Kassab (PSD), teriam entrado no jogo, garantindo a nomeação do procurador Paulo Sérgio de Oliveira e Costa para o comando do Ministério Público de SP. O detalhe é que o escolhido constava na lista tríplice apenas na terceira colocação. Mas, como era do agrado de Moraes, Tarcísio teria feito o gesto esperando, em troca, a absolvição de Seif.

Coincidência ou não, Moraes agora decide que não pautará o julgamento do recurso em maio, último mês de sua permanência no tribunal eleitoral. A justificativa é de que os aeródromos, aeroportos e helipontos ainda não enviaram a documentação das aeronaves que pousaram ou decolaram em suas pistas durante o período eleitoral de 2022. O que chama a atenção é que todos os notificados teriam 72 horas para se manifestar, prazo que já se exauriu há algumas semanas.

O fato é que Alexandre de Moraes, ao não pautar, faz um gesto sutil, porém determinante pela absolvição de Jorge Seif. Acontece que, agora em junho, ele deixa o TSE para dar lugar ao ministro André Mendonça. Nomeado pelo ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), o voto de Mendonça já é dado como certo a favor de Seif.

Se antes havia uma expectativa de um 4 a 3 para um dos lados, agora o desequilíbrio ganha força, tanto que já é possível prever um novo 7 a 0 a favor de um senador bolsonarista, que contou, inclusive, com o apoio do PT e o aval do Palácio do Planalto, para que nenhum movimento de lideranças ligadas ao governo Lula fosse feito a favor da cassação de Seif.

Retrofit

Em reunião da diretoria executiva da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), o presidente da Câmara de Vereadores, João Cobalchini (MDB), anunciou que o projeto de retrofit será pautado para a próxima segunda-feira (03). A matéria visa modernizar e revitalizar edificações públicas e privadas, trazendo benefícios tanto estéticos quanto funcionais à infraestrutura da cidade.

Durante o encontro, também foi assinado um termo de cooperação técnica entre a Câmara Municipal e a ACIF. Este acordo tem como objetivo a entrega de um projeto de implantação de energia solar fotovoltaica na Câmara.

Absolvidas

A deputada estadual Luciane Carminatti (PT) e a prefeita de Campo Erê, Rozane Moreira (PT), foram absolvidas por unanimidade pelo Tribunal Superior Eleitoral. Elas responderam a uma ação impetrada pelo Ministério Público, que recebeu denúncia de que, na eleição de 2022, servidores públicos teriam sido cedidos em horário de trabalho para fazer campanha para Luciane, que se reelegeu.

União Mulher

O União Brasil Mulher realizará neste próximo sábado (01) um encontro para lideranças discutirem o papel das mulheres nas eleições deste ano. O evento acontecerá no Hotel Majestic, em Florianópolis, a partir das 08h.

Adoção de cidades

O projeto de lei que oficializa a adoção de municípios de outros estados em situação de emergência ou calamidade será debatido nas próximas semanas na Assembleia Legislativa. A proposta da deputada Ana Paula da Silva, a Paulinha (Podemos), é tornar o Programa ‘Adote um Município’, que já conta com a adesão de 27 cidades catarinenses para apoio aos municípios gaúchos, uma política pública de Santa Catarina para auxiliar outros municípios brasileiros.

Apoio

A Celesc reforçou seu apoio ao Rio Grande do Sul enviando oito equipes leves com caminhonetes 4×4 com cesto aéreo, além de 16 eletricistas e dois técnicos. Esses profissionais foram direcionados para Porto Alegre, onde se uniram à base da Equatorial, a distribuidora local de energia, com a missão de auxiliar na recuperação do sistema elétrico.

Cada equipe mista será composta por um eletricista da Celesc e um da Equatorial, encarregados de realizar atendimentos emergenciais, incluindo serviços de média e baixa tensão, como a troca de medidores e o restabelecimento de transformadores.

Pré-candidato

O vereador Lucas Gotardo (Novo) lançou sua pré-candidatura a prefeito de Balneário Camboriú. Com a presença de Deltan Dallagnol, o evento reuniu cerca de 400 pessoas na Barra Sul.

Dallagnol reforçou os posicionamentos do partido Novo em relação à liberdade individual, combate à corrupção e à defesa do livre mercado. “Nós precisamos ensinar pelo exemplo. Aqui em Balneário Camboriú, com Lucas Gotardo e com o time de pré-candidatos, nós vamos ensinar pelo exemplo”, disse.

Marcelo Lula é jornalista e radialista. Atuou em emissoras de rádio e jornais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Atualmente, faz comentários na Condá FM de Chapecó e na Rede Guararema de Rádios.

O jornalista tem se destacado por furos de fatos de grande repercussão em Santa Catarina, além de matérias investigativas e revelações dos bastidores de importantes investigações e da política.

Relacionadas