Região Balneário / Itajaí

João Rodrigues abraça o projeto de Tramontin

Fogo amigo em Itajaí; turbulência gera reação dos deputados do UB, entre outros destaques

Autor
João Rodrigues abraça o projeto de Tramontin
Foto: Divulgação

Ontem à noite, o Partido Novo realizou um evento em Blumenau chamado “Encontro de Ideias”. O pré-candidato a prefeito Odair Tramontin (Novo) convidou o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), para falar sobre a eleição deste ano e sobre a conjuntura política estadual e nacional.

PUBLICIDADE

O evento serviu como um primeiro movimento de Rodrigues, que apoiará Tramontin durante a campanha. A ideia é aproximar o ex-promotor do eleitorado bolsonarista. O prefeito chegou a fazer uma chamada de vídeo com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para falar do evento de Blumenau. Quem também acompanhou foi o ex-prefeito e atualmente deputado estadual Napoleão Bernardes, deputado estadual Mário Motta, deputado federal Ismael dos Santos, o presidente pessedista Eron Giordani, entre outras lideranças dos partidos.

A campanha em Blumenau promete ser movimentada e terá um forte envolvimento de Rodrigues. O prefeito pessedista transpôs os limites do Grande Oeste e se tornou uma figura conhecida em todo o estado. Por outro lado, o governador Jorginho Mello (PL) estará com o deputado estadual Egídio Ferrari (PL). Aliás, a maior responsabilidade pela vitória no pleito é de Ferrari, já que tem o apoio do atual prefeito Mário Hildebrandt (PL), que tem o controle da máquina, ao mesmo tempo que também levará o seu desgaste à campanha liberal, e do governador, que vê em Blumenau uma cidade-chave para o seu partido.

A petista Ana Paula Lima, que é deputada federal, terá o apoio do presidente Lula (PT), devido a uma relação quase que familiar, fechando assim os três principais nomes que protagonizarão o debate em um dos principais colégios eleitorais do estado. Correndo por fora, o ex-deputado estadual Ricardo Alba (Podemos), que é uma incógnita por estar sem mandato há quatro anos. O fato é que as movimentações começam a ganhar peso na terra da Oktoberfest.

Definições em Chapecó

Na próxima semana, o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), e o presidente estadual do PSD, Eron Giordani, sentarão com os presidentes do Podemos, Progressistas, Republicanos e União Brasil para definir os detalhes das convenções dos partidos que formarão uma aliança. Antes, Rodrigues, que é pré-candidato à reeleição, se reunirá com o PDT, MDB e PL, que pediram para conversar antes das definições. Caso cheguem a um acordo, estará formada uma superaliança pelo projeto de Rodrigues, que é o franco favorito para a eleição. A convenção deve acontecer no dia 20 de julho.

Turbulência no UB

Foto: Divulgação

O deputado estadual Sérgio Guimarães está liderando um processo de mobilização do União Brasil em relação à decisão do ex-prefeito Gean Loureiro de se afastar do atual prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD). Na condição de parlamentar da Grande Florianópolis, Guimarães recebeu a missão do presidente estadual do partido, deputado federal Fábio Schiochet, de pacificar a questão. Na próxima terça-feira, ocorrerá um almoço no gabinete de Sérgio na Assembleia Legislativa. Ele convidou os seus colegas de bancada, Marcos da Rosa e Jair Miotto. Schiochet também confirmou que participará. Uma fonte do partido me disse que é forte a tendência de um posicionamento pela permanência do apoio a Topázio. A ideia é que o partido não pode dar um “cavalo de pau” em cima do prazo eleitoral.

Troca de Farpas

Em meio ao tiroteio no União Brasil, o ex-prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, virou as suas armas para Cesar Souza Júnior (PSD), que foi prefeito antes dele. Disse que, ao assumir, a nota da Prefeitura junto à Secretaria do Tesouro Nacional era C. Júnior enviou uma nota sobre as declarações de Gean: “Caro amigo, sobre o fato do ex-prefeito Gean atribuir nota C às Finanças da prefeitura na minha gestão, sinceramente não sei de onde tirou tal número. Lembro que na minha gestão aprovamos o primeiro empréstimo do criterioso BID para a educação da história. Se o conceito A do ex-alcaide for o modelo de terceirização da coleta de lixo, fico muito feliz com meu C. Abraço”, escreveu Cesar.

Lesa Pátria

Um ex-vereador de Chapecó é um dos investigados pela Operação Lesa Pátria da Polícia Federal, que investiga quem supostamente participou dos movimentos antidemocráticos no início de 2023. O empresário teria sido alvo de busca e apreensão.

Fogo Amigo em Itajaí

Setores do Partido Liberal de Itajaí trabalham para derrubar Rubens Angioletti da condição de vice do pré-candidato Robison Coelho (PL). O movimento que está sendo buscado pelos liberais é o de tirar Angioletti e oferecer a vaga de vice para o vereador Marcelo Werner (Republicanos). No Republicanos, os quatro vereadores já avisaram à direção do partido que seguirão no projeto do pré-candidato Osmar Teixeira (PSD).

Turismo

O presidente nacional do Sebrae, Décio Lima, e da Embratur, Marcelo Freixo, estarão hoje a partir das 10h, na sede do Sebrae em Florianópolis. Ontem estiveram em Blumenau. As agendas no estado são para participar do “Conexão: Pequenos Negócios e Estratégias de Promoção do Turismo”. O secretário de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade do Ministério do Turismo, Milton Zuanazzi, também estará na capital. Freixo destacou em Blumenau que é preciso qualificar a prestação de serviço do setor de forma regionalizada. “Temos que conhecer as realidades de cada região, só assim vamos poder construir uma estratégia, com os representantes do trade da cidade, a fim de melhorar a promoção dos destinos brasileiros no exterior”, afirmou. Marcelo Freixo almoçará com dirigentes da Fecomércio no Sesc Cacupé.

Paralisação Judicial

A Justiça do Trabalho concedeu liminar determinando a imediata paralisação das atividades no setor de britagem da Qualidade Mineração Ltda., empresa do ramo de mineração que trabalha com a extração de pedras para a pavimentação asfáltica, paver, lajota e paralelepípedo, localizada em Garopaba. A multa é de R$ 50 mil por dia pelo descumprimento da liminar. O auto de interdição total do conjunto de britagem e rebritagem e todo o maquinário do setor foi determinado no dia 31 de maio pela Superintendência Regional do Trabalho, após inspeção de auditores-fiscais, por solicitação do Ministério Público do Trabalho. A decisão, anunciada pelo juiz do Trabalho Marcel Luciano Higuchi Viegas dos Santos, titular da Vara do Trabalho de Imbituba, proíbe a utilização de todo o conjunto de britagem e rebritagem até que todas as medidas estabelecidas no Termo de Interdição estejam completamente implementadas.

O Motivo

De acordo com o Ministério Público do Trabalho, a Qualidade Mineração é investigada desde 2021 por questões relativas ao ambiente de trabalho, que seria insalubre, e por supostas irregularidades trabalhistas denunciadas pelo SINDIMINEIROS, como o não pagamento correto de horas extras, jornadas em feriados e finais de semana, adicional noturno e de insalubridade. Para voltar a trabalhar, a empresa terá que fazer adequações em máquinas e equipamentos sem proteção, que podem causar esmagamento, aprisionamento e amputação de membros inferiores e superiores dos trabalhadores, todas em operação, sem as mínimas condições de uso, em descumprimento às normas de segurança do trabalho. A liminar, além de obrigar a paralisação do setor, determina o prazo de dez dias para a empresa apresentar prova oral ou outras para justificar a produção do setor interditado. A coluna está tentando falar com a empresa.

(In)justiça

É no mínimo lamentável a sentença dada ontem a Evanio Wylyan Prestini, que matou duas meninas e causou três lesões corporais ao dirigir embriagado em 2019 e provocar um gravíssimo acidente na BR-470, em Gaspar. Eu gostaria de entender o que se passou na cabeça do júri para amenizar um crime tão bárbaro. 

Dirigir embriagado é de uma irresponsabilidade e sordidez de quem não tem respeito pela própria vida e, por isso, coloca a dos demais em risco. A vergonhosa pena é um prêmio para quem acredita que pode fazer o que deseja, sem ser punido. Esse é o recado que esse lamentável julgamento nos deixa: que um irresponsável criminoso pode dirigir bêbado, matar, e depois pegar uma pena branda, enquanto duas meninas não terão a mesma oportunidade de refazer suas vidas, por estarem mortas. Sem falar nas famílias, que de alguma forma morreram junto com elas. Sem falar nos traumas que esse sujeito causou nas vítimas que sobreviveram e nos familiares das que morreram. Que triste esse julgamento, que deve ser lembrado para sempre como um exemplo do que é a impunidade. 

Que a próxima instância reforme a sentença e dê a esse sujeito a pena devida para quem mata por pura irresponsabilidade. Quem bebe e dirige precisa saber que está colocando os outros em risco e, assim, assumindo o direito de matar. Portanto, quando isso acontece, não pode haver outro entendimento senão o de homicídio, e para esse crime a pena não pode ser branda.

Marcelo Lula é jornalista e radialista. Atuou em emissoras de rádio e jornais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Atualmente, faz comentários na Condá FM de Chapecó e na Rede Guararema de Rádios.

O jornalista tem se destacado por furos de fatos de grande repercussão em Santa Catarina, além de matérias investigativas e revelações dos bastidores de importantes investigações e da política.

Relacionadas