Região Balneário / Itajaí

Governo de SC vai autorizar o Plano Estadual de Logística

Os movimentos no cenário político, entre outros destaques

Autor
Governo de SC vai autorizar o Plano Estadual de Logística
Foto: Arquivo / Governo de SC

O governador Jorginho Mello (PL) assina na próxima terça-feira (21) a ordem de serviço para a elaboração do Plano Estadual de Logística de Transporte (PELT). Segundo o governo, a ação é um passo para um maior resultado da logística de transportes do Estado.

PUBLICIDADE

O secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, que liderou o processo, ressalta que a atualização do PELT foi uma das demandas sugeridas a partir do Grupo de Trabalho (GT) das Ferrovias, instituído por sua secretaria em 2023, e que conta com a participação das principais entidades de classe do Estado e atores diretos da logística de transportes. O evento de assinatura será na sede da Fiesc, em Florianópolis.

Movimentos em Chapecó

Uma conversa entre o governador Jorginho Mello (PL) e o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), está sendo aguardada. O encontro definirá onde os liberais estarão na eleição na capital do Oeste. Franco favorito à reeleição, Rodrigues tem atraído vários partidos para o seu projeto.

Um fato é que o PSD não abre mão da vaga de vice. Mesmo assim, há liderança do PL torcendo para participar da aliança, pois não quer enfrentar o atual prefeito. Quem tem ensaiado lançar um candidato, por uma questão de estratégia partidária, é o MDB. O ex-prefeito Luciano Buligon é o mais cotado. Os petistas também devem ter candidatura própria.

Movimentos do MDB

Em Blumenau, o presidente local do partido, Daniel Hostin, se colocou à disposição da executiva estadual emedebista para ser o vice numa chapa com o deputado estadual Egídio Ferrari (PL). Já em Joinville, o partido segue pressionando o deputado estadual Fernando Krelling para disputar a prefeitura.

Ele resiste. Dos quatro vereadores do MDB, apenas Cláudio Aragão defende candidatura própria. A maioria quer um alinhamento com o projeto do prefeito Adriano Silva (Novo).

Posicionamento

Conforme já relatei em outros momentos, o setor empresarial de Joinville, não somente a ACIJ, está ao lado do prefeito Adriano Silva (Novo). A maioria dos empresários são bolsonaristas, mas veem em Adriano um prefeito de direita, que faz parte do grupo por vir da classe empresarial.

Essa situação tem incomodado o Partido Liberal, que entende que a classe empresarial deveria apoiar o seu candidato, no caso, o deputado estadual Sargento Lima (PL).

Adeus a Prade

Santa Catarina perde um grande nome da advocacia e da literatura. Péricles Prade faleceu ontem, aos 82 anos. Há anos, ele lutava contra um problema de saúde. Foi internado em Balneário Camboriú por conta de uma gripe e não resistiu. O nosso estado perde um grande catarinense.

Juventude do MDB

Durante o período eleitoral, a presidência da Juventude do MDB de Santa Catarina estará sob a responsabilidade do atual vice-presidente, Leonardo Felippe. O presidente Rennã Fedrigo se licencia temporariamente para concorrer às eleições no município de São Lourenço do Oeste.

Marcelo Lula é jornalista e radialista. Atuou em emissoras de rádio e jornais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Atualmente, faz comentários na Condá FM de Chapecó e na Rede Guararema de Rádios.

O jornalista tem se destacado por furos de fatos de grande repercussão em Santa Catarina, além de matérias investigativas e revelações dos bastidores de importantes investigações e da política.

Relacionadas