Região Balneário / Itajaí

Goetten mantém decisão e PL perderá candidatos em Navegantes

Jorginho busca um vice para Adeliana; O vice de Carmen Zanotto, entre outros destaques

Autor
Goetten mantém decisão e PL perderá candidatos em Navegantes
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O deputado federal Jorge Goetten, que preside o Republicanos no estado, me disse ontem que o Partido Liberal em Navegantes terá candidatura própria e que não voltará atrás da decisão já tomada. Quando questionado sobre ter poder em um partido onde não está mais filiado, já que o parlamentar não está mais no PL, Goetten respondeu que a decisão é do governador Jorginho Mello (PL) e que ele só está contribuindo.

PUBLICIDADE

Apesar da negativa de Goetten sobre ter poder de decisão no Partido Liberal, o fato é que foi incumbido a ele pelo governador resolver algumas questões envolvendo Republicanos e PL na região da AMFRI. De acordo com Jorge Goetten, o prefeito Libardoni Fronza (PSD) não aceitou a indicação feita pelo PL para vice, o empresário Rogério da Equilíbrios. Por isso, os liberais buscaram outro projeto e se acertaram com o MDB, que indicará o vice da chapa. Essa situação põe uma pá de cal na esperança de lideranças do PL que se recusam a sair do apoio à reeleição de Fronza.

Liderados pelo agora ex-presidente Donizete da Silva, que entregou o comando do partido após o início da crise, um grupo formado por vereadores e pré-candidatos anunciou que, não havendo uma reviravolta, que consiste numa aliança com o atual prefeito, tendo a vereadora Lú Bittencourt (PL) como vice, abandonarão suas pré-candidaturas para seguir no apoio a Libardoni. Ao todo, dos 11 pré-candidatos a vereador, nove ameaçam abandonar a nominata.

Goetten acredita que não perderá os candidatos e que o PL terá chapa cheia na eleição. Ele entende que é uma questão de conversar com as lideranças como Donizete e os vereadores Lú e Toninho Uller para tentar esfriar a fervura e contar com eles. Acontece que, por mais que Goetten tente falar com essas lideranças, encontrará uma forte resistência por se negarem a apoiar outro candidato que não seja Fronza. Eles também demonstram resistência ao nome de Rogério.

Outro problema para Jorge Goetten é conseguir cumprir a missão dada por Jorginho Mello de tirar o Republicanos da aliança com o PSD em Itajaí. Acontece que, segundo o presidente municipal do Republicanos, Fábio Rezes, o acordo já foi feito e não tem a mínima possibilidade de mudança. Segundo ele, o partido indicará o vereador Marcelo Werner, atual presidente da Câmara de Itajaí, como candidato a vice de Osmar Teixeira (PSD).

Questionado se está sofrendo qualquer pressão de Goetten Rezes respondeu que todas as conversas têm sido tranquilas e respeitada a decisão local. Porém, Jorge Goetten me disse durante a conversa que tivemos ontem que, até o dia 5, quando acontecerão as convenções, ele trabalhará para tentar levar o Republicanos a apoiar o pré-candidato liberal Robson Coelho. “Nós já estamos apalavrados. Não tem como fazer isso. O nosso grupo está com o Osmar e é com ele que vamos para a eleição”, rebateu Fábio Rezes.

O líder estadual do Republicanos me disse que o vereador Beto Cunha estará com Robson. A informação também foi negada por Rezes, que admite que Cunha não seguirá com seu grupo, mas que teria prometido a ele se manter neutro, sem dar apoio ao candidato do PL.

Saindo da AMFRI, Jorge Goetten também não conseguiu levar o Republicanos para a campanha de Adeliana Dal Pont (PL) em São José. O partido decidiu ontem à noite, em convenção, apoiar o projeto de reeleição do prefeito Orvino de Ávila (PSD). A aliança ainda conta com o MDB e com o União Brasil. “O Republicanos é parceiro da nossa gestão desde o início do meu mandato na prefeitura, tendo sido muito importante na relação com as igrejas, principalmente durante o enfrentamento da pandemia”, disse Orvino.

O Republicanos está na base de Orvino na Câmara local, onde conta com os vereadores Adair Tessari, Mauro Fiscal e Ruanito da Silva. Os três também concorrerão à reeleição, junto com mais 14 candidatos.

Vice para Adeliana

Preocupado após o término da convenção do PL de São José, quando Adeliana Dal Pont foi homologada como candidata a prefeita, o governador Jorginho Mello (PL) convidou o pré-candidato do Podemos, Moacir da Silva, para jantar na Agronômica às 23h de quarta-feira (24). No cardápio, sopa e as eleições de São José. O governador descartou dar o vice para o filho do bispo Flori, pelos tweets do pai criticando Jair Bolsonaro, e convidou o candidato do Podemos, que aparece bem nas pesquisas em terceiro lugar. Moacir agradeceu o convite, mas afirmou estar comprometido com sua eleição. Disse que confia no governador, mas não acredita que Adeliana vá cumprir acordos. A candidata liberal não participou do jantar. Após a conversa, Moacir avisou seu grupo mais próximo que sua candidatura está mantida. A incógnita é saber como o governador vai achar um vice para Adeliana.

Clima de separação

O filho do bispo Flori, Thiago Flori, chegou a marcar ontem a candidata a prefeita de São José, Adeliana Dal Pont (PL), em um post numa rede social. Por erro de sua assessoria, ela chegou a aceitar a participação no Instagram do filho do bispo, mas depois deletou, piorando o clima que já era de separação. 

O vice de Carmen

Em Lages, o grupo liderado pelo deputado estadual Lucas Neves (Podemos) decidiu apoiar a pré-candidata a prefeita Carmen Zanotto (Cidadania) e indicou o vereador Jair Júnior (Podemos), que até então se colocava como possível candidato a prefeito, para a vaga de vice. O convite para essa composição aconteceu numa reunião recente entre o governador Jorginho Mello (PL), Carmen, Lucas e a presidente estadual do Podemos, a deputada Ana Paula da Silva, a Paulinha. O Republicanos também se une ao projeto, uma vez que a nominata republicana foi uma construção de Lucas e Jair. Ao todo, a aliança terá 47 candidatos à Câmara de Vereadores. A homologação será realizada no próximo dia 5, na convenção do Cidadania, Podemos, Republicanos e demais partidos que foram convidados a participar da aliança.

Convenção em Blumenau

O partido Novo de Blumenau realizará sua convenção hoje à noite, a partir das 19h30, no Clube Centenário, na região Sul da cidade. O evento reunirá as lideranças do Novo e também do PSD, que indicará o vice. Serão homologados Odair Tramontin (Novo) como candidato a prefeito e, conforme divulguei em primeira mão, o vereador Carlos Wagner, o Alemão (PSD), será o vice. O prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), deputados Napoleão Bernardes, Ismael dos Santos e demais lideranças dos dois partidos confirmaram presença. Já os candidatos que irão concorrer ao cargo de vereador serão conhecidos amanhã no diretório do Novo.

Convenção em Criciúma

O Partido Liberal de Criciúma marcou para o próximo dia 2 de agosto a convenção que homologará as candidaturas para a eleição. O evento acontecerá a partir das 19h22, na Associação da Imbralit. O governador Jorginho Mello (PL) confirmou que participará da convenção em que o partido oficializará o deputado federal Ricardo Guidi como candidato a prefeito. Acélio Casagrande (PSDB) é o mais cotado para compor como vice.

Candidato em Florianópolis

O servidor da Celesc, Mateus Souza, foi homologado como candidato a prefeito de Florianópolis pelo Partido da Mulher Brasileira. Ele disputará com chapa pura, tendo na vaga de vice uma mulher, Olindina Corrêa.

Negócios Sociais

Empresas catarinenses caracterizadas como negócios sociais vão receber apoio do Governo do Estado para o desenvolvimento de novos produtos e serviços. A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) lançou a primeira edição do Programa de Apoio à Inovação Social – Negócios Sociais, que vai conceder R$ 1,5 milhão para projetos selecionados pelo edital 48/2024. Os negócios sociais visam contribuir com a resolução de problemas sociais ou ambientais ao mesmo tempo em que geram resultados financeiros de forma sustentável. De acordo com o edital, devem ser empresas que colaboram com o desenvolvimento da economia catarinense em atendimento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Marcelo Lula é jornalista e radialista. Atuou em emissoras de rádio e jornais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Atualmente, faz comentários na Condá FM de Chapecó e na Rede Guararema de Rádios.

O jornalista tem se destacado por furos de fatos de grande repercussão em Santa Catarina, além de matérias investigativas e revelações dos bastidores de importantes investigações e da política.