Região Santa Catarina

Deputado tenta costurar acordo para dividir o comando do PT

O desmaio de um secretário de Topázio e outros destaques

Autor
Deputado tenta costurar acordo para dividir o comando do PT

O deputado estadual Padre Pedro Baldissera está trabalhando para construir um acordo que poderá resultar na divisão da presidência estadual do Partido dos Trabalhadores. Ele recebe hoje, em seu gabinete, os dois colegas de bancada que disputam o segundo turno da eleição do PT, Luciane Carminatti e Fabiano da Luz. A proposta de Baldissera é que o comando seja dividido em dois anos para cada um e compor a direção da executiva com a inclusão de todas as forças e correntes internas. “A proposta também pressupõe compartilhar as responsabilidades partidárias entre todas as forças internas e o fortalecimento do projeto do PT para as eleições gerais de 2026”, explicou Padre Pedro, que foi o terceiro colocado no primeiro turno do PED.

PUBLICIDADE

Desmaio

Um secretário da gestão do prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), desmaiou na semana passada ao saber que poderia ser alvo de uma operação policial ou ser chamado para depor por conta das investigações da Mercadores da Morte. O relato é que, ao chegar para trabalhar, pediu para que monitorassem os seus e-mails, a fim de saber se chegaria alguma informação. Teria ficado nervoso ao ponto de desmaiar, tendo que ser acudido.

Zema em SC

O governador de Minas Gerais e pré-candidato à Presidência da República, Romeu Zema (Novo), estará no próximo sábado em Florianópolis para participar do 6º Encontro Estadual do Novo de Santa Catarina, o principal evento anual do partido no estado. Com o tema “Liberdade e coragem: o chamado para mudar o Brasil”, Zema compartilhará sua experiência em gestão pública e entrega de resultados. Além de Zema, o evento terá a participação do ex-procurador da Lava Jato Deltan Dallagnol, dos deputados federais Marcel Van Hattem, Luiz Lima, Gilson Marques, do senador Eduardo Girão, do presidente nacional do partido, Eduardo Ribeiro, entre outras lideranças estaduais e locais. O encontro será realizado no Oceania Park Hotel & Convention Center, nos Ingleses, Florianópolis. Ingressos disponíveis em novo.org.br/eventos

Tratamento renal

Florianópolis passa a contar, a partir de hoje, com um novo Centro de Alta Complexidade em Doenças Renais. A estrutura será inaugurada às 17h pelo governador Jorginho Mello (PL) e pelo secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi. O atendimento será realizado pela Associação Renal Vida. Localizada no Floripa Shopping, a unidade terá capacidade para atender até 486 pacientes por mês em sessões de hemodiálise pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O espaço foi viabilizado com um investimento de R$ 7 milhões do Governo do Estado.

Planos de saúde falham

O que era para ser uma alternativa segura ao sistema público de saúde tem se tornado um novo problema para os moradores do litoral de Santa Catarina. Reclamações recebidas por órgãos de defesa do consumidor e por esta coluna apontam falhas graves em um grande grupo de planos de saúde da região. Entre as queixas estão a demora nos atendimentos e a redução da rede credenciada. A piora no serviço atinge em cheio cidades como Balneário Camboriú, Itajaí, Camboriú e Itapema, e está empurrando milhares de pacientes de volta aos já sobrecarregados serviços públicos.

Importante iniciativa

Uma iniciativa inovadora que alia ressocialização de apenados e proteção animal tem se destacado em Santa Catarina. Na Penitenciária Masculina de Itajaí, o programa ReabilitaCão, idealizado pela policial penal Bruna Longen com apoio do Judiciário estadual e federal, oferece uma nova chance tanto para os detentos quanto para cães vítimas de maus-tratos e abandono. Selecionados por uma equipe multidisciplinar, os apenados recebem cursos de qualificação, como auxiliar de veterinário e técnicas de banho e tosa. Além da capacitação profissional, o projeto contribui para o desenvolvimento de habilidades emocionais fundamentais para a reintegração social dos presos.

Expansão

Premiado na categoria Bem-Estar Animal do 27º Prêmio Expressão de Ecologia — a mais importante distinção ambiental da região Sul do país, com quase 3 mil projetos inscritos —, o ReabilitaCão segue em expansão. Na semana passada, um convênio oficializou a implantação do programa no Presídio Masculino de Lages. A assinatura contou com a participação da prefeita Carmen Zanotto (Cidadania), da secretária de Justiça e Reintegração Social, Danielle Silva, e do diretor da unidade prisional, Rodrigo Barroso. Com o acordo firmado, iniciam-se agora as tratativas para a elaboração do projeto, definição das obras e estrutura necessária para dar início às atividades. A unidade de São Pedro de Alcântara também manifestou interesse em aderir à iniciativa.