
A base do prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), que já vinha enfrentando dificuldades e falta de coesão, acaba de sofrer mais um abalo. Ontem, os vereadores Josimar Pereira, o Mamá (UB), e Jeferson Backer (MDB) votaram contra o projeto do governo que trata da reforma da previdência do funcionalismo público — uma pauta considerada prioritária pelo Executivo. A resposta veio rápida. O Diário Oficial de ontem mesmo já trouxe a exoneração de cinco indicados de cada vereador, totalizando dez cortes.
A medida evidencia o racha dentro da base e a perda de força política dos dois parlamentares no governo. Se a base de Topázio já apresentava sinais de fragilidade, agora a crise se agrava. A articulação política do governo sai ainda mais enfraquecida, e a instabilidade dentro da Câmara promete ganhar novos capítulos.
A César o que é de César
O governo Topázio Neto (PSD) venceu na votação da reforma da previdência do funcionalismo público na Câmara de Florianópolis pela maioria dos votos, mas os votos contrários têm sido atribuídos ao chefe de gabinete, Fábio Botelho, e a Ronaldo Freire, secretário da Casa Civil. Coube a eles a articulação política para garantir os votos — e falharam. A base, que já era instável, desmoronou. O segundo turno de votação será no próximo dia 28.
E tem mais
O vereador de Florianópolis, Jeferson Backer (MDB), já havia ido à tribuna anunciar que vai pedir uma CPI do transporte coletivo, pelas péssimas condições dos ônibus. A fala dele desagradou profundamente o prefeito Topázio Neto (PSD), que não quer saber de discussão sobre esse assunto.
Convite

O deputado estadual Ivan Naatz (PL), líder do governo na Assembleia Legislativa, realiza hoje de manhã um café em seu gabinete para o deputado Camilo Martins (Podemos). O objetivo é convidar oficialmente Martins a se integrar à base do Partido Liberal no parlamento e para se filiar assim que abrir a janela para a troca de partido. Camilo, já há um bom tempo, está alinhado com o governador Jorginho Mello (PL).
Pedindo espaço

O ex-prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira, após garantir a permanência no comando municipal do Partido Liberal, foi a Brasília conversar com o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). Oliveira pediu que o vereador Renan Bolsonaro (PL) não dispute a eleição a deputado federal para abrir espaço para ele. Fabrício teria desistido de disputar uma vaga à Alesc. Em falar em Renan, até o momento, nenhum projeto de lei ou indicação com efeitos práticos para a melhoria de vida de quem vive em BC foi apresentado pelo 04 de Bolsonaro.
Filiação

O Republicanos filiou ontem, em Brasília, o vice-prefeito de Brusque, Deco Batisti. A adesão contou com o aval do presidente nacional do partido, deputado Marcos Pereira, e do presidente estadual da sigla, deputado federal Jorge Goetten. A cerimônia de filiação também contou com a presença do suplente de deputado estadual, Gerri Consoli, que se filiou recentemente. O governador Jorginho Mello (PL) liberou Batisti de seu partido para fortalecer o Republicanos
Morro dos Cavalos

A Bancada do Sul na Assembleia Legislativa vai apresentar uma moção ao Governo Federal apelando por uma solução imediata para os problemas do trecho da BR-101, conhecido como Morro dos Cavalos, em Palhoça, na Grande Florianópolis. No documento, que será votado em plenário hoje, os parlamentares também vão solicitar audiência com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e com o ministro dos Transportes, Renan Filho, para discutir o assunto. No documento, os deputados destacam que o acidente ocorrido, quando um caminhão carregado com etanol tombou e pegou fogo, deixando cinco pessoas feridas e mais de 20 veículos incendiados, evidencia a periculosidade do trecho, que há anos espera pela construção de um túnel.
Problemas na infraestrutura
O presidente da Assembleia Legislativa, Júlio Garcia (PSD), destacou durante o encontro da Bancada do Sul que, desde a sua posse no comando do parlamento, tem ressaltado que o grande problema de Santa Catarina vai ser a infraestrutura. “O escoamento da produção será prejudicado, a vida das pessoas será prejudicada se não tivermos providências”, afirmou Garcia. O coordenador da bancada, Tiago Zilli (MDB), destacou que existem alternativas para a região. “A comunidade indígena que está no local é a favor (da construção do túnel). Já tem licença ambiental, já tem o projeto. Precisamos tirar os entraves para essa solução, porque Santa Catarina merece, pela importância que essa rodovia tem”, completou Zilli.
Emprego
Santa Catarina continua sendo referência nacional na geração de empregos formais. Nesta semana, o Sistema Nacional de Emprego (Sine) disponibiliza 9.838 vagas em todo o estado, sendo 429 destinadas exclusivamente a pessoas com deficiência (PCDs). Os interessados podem consultar e se candidatar às vagas disponíveis por meio do portal Emprega Brasil ou presencialmente nas unidades do Sine espalhadas por Santa Catarina.
Saúde
O secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, assinou em Blumenau, um convênio de R$ 12 milhões com o Hospital Santa Isabel. O pagamento será realizado em 12 parcelas ao longo de um ano, para apoiar o funcionamento da instituição que é referência estadual em algumas especialidades. A autorização foi oficializada durante o tradicional Jantar da Associação dos Amigos do Hospital Santa Isabel (Amabel), evento voltado à arrecadação de recursos para a instituição. A unidade é referência nacional em atendimento humanizado, cirurgias complexas de urgência e emergência entre outros.

Marcelo Lula é jornalista e radialista. Atuou em emissoras de rádio e jornais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Atualmente, faz comentários na Condá FM de Chapecó e na Rede Guararema de Rádios.
O jornalista tem se destacado por furos de fatos de grande repercussão em Santa Catarina, além de matérias investigativas e revelações dos bastidores de importantes investigações e da política.