O voo inaugural da TAP Air Portugal pousou no Aeroporto Internacional de Florianópolis às 17h15 de ontem. Os 200 passageiros do Airbus A330-200 foram recepcionados pelo governador Jorginho Mello (PL), acompanhado de secretários de Estado.
A partir de agora, a rota Florianópolis-Lisboa contará com três voos semanais, sendo o primeiro trecho direto da capital catarinense para a Europa. A rota Lisboa-Florianópolis está disponível às terças e quintas-feiras, além dos sábados, com partidas entre 10h10 e 10h50. Já os voos saindo de Florianópolis com destino à capital portuguesa decolam entre 19h35 e 20h40, com pouso entre 9h50 e 10h55 do dia seguinte.
Operação
A chamada Operação Caronte investiga supostas irregularidades nos serviços funerários de Criciúma. As denúncias apontadas pelo Ministério Público são baseadas na suspeita de crimes de organização criminosa, fraude em licitação e contratos públicos, além de corrupção.
Os serviços funerários no município foram repassados à iniciativa privada por uma lei de 2021, via concessão pelo período de cinco anos. A investigação apura uma suposta interferência de empresas funerárias na elaboração do edital de licitação e na alteração das regras para a realização dos serviços.
Coincidência?
Há alguns dias, o vice-prefeito de Criciúma, Ricardo Fabris (MDB), simplesmente desistiu, sem maiores explicações, de sua candidatura à Câmara de Vereadores. Detalhe: se ainda fosse candidato, não poderia assumir a prefeitura com a ausência do prefeito Clésio Salvaro (PSD), que foi preso ontem. Agora, Fabris assume o comando do município por tempo indeterminado.
Saída certa
Uma coisa é certa na Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa: o governador Jorginho Mello (PL) não quer mais no comando o atual secretário Carlos Alves. A mudança é uma questão de tempo, assim que o governador encontrar alguém que aceite o desafio.
Uma das questões envolvendo Alves é que sua esposa é candidata a vereadora pelo MDB em um município do estado, o que teria irritado o governador.
Candidatura indeferida
O juiz eleitoral Marcelo Elias Naschenweng indeferiu a candidatura do ex-vereador de Florianópolis Maikon Costa (Progressistas), que, após ter o mandato cassado, tentava voltar a se eleger.
“Por fim, cumpre destacar que o candidato tem seu título eleitoral registrado na 13ª Zona Eleitoral de Florianópolis, que é responsável pela atualização dos dados cadastrais do eleitor, sendo que consta no sistema a suspensão dos direitos políticos, o que inviabiliza a homologação do seu registro de candidatura”, escreveu o magistrado.
Apoio de Lula
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), gravou mensagens de apoio para, além de Vanderlei Farias, o Lela (PT), que disputa em Florianópolis, também para Ana Paula Lima, que disputa em Blumenau, e Carlito Merss, candidato em Joinville.
Mais uma do Republicanos
O presidente estadual do Republicanos, deputado federal Jorge Goetten, perdeu mais uma ação, e o partido estará contra o Partido Liberal em mais um município. Agora foi a vez de Rio do Sul. Foi contestada por Goetten a participação do partido na aliança liderada pelo PSD, que tem Gerri Consoli como candidato a prefeito.
O argumento é que o partido disputaria apenas com chapa de vereadores, sem dar apoio. Porém, ficou comprovado por ata que houve a deliberação pelo apoio ao pessedista. Até agora, a executiva estadual do Republicanos não obteve vitória nas ações.
Greve em Chapecó
O Sindicato dos Trabalhadores em Indústrias de Carnes e Derivados de Chapecó (Sitracarnes) realizou uma assembleia com os trabalhadores da BRF, em frente à empresa. O objetivo foi deliberar sobre a proposta apresentada pela BRF na mesa de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho.
Após a apresentação da proposta, a categoria decidiu pela instalação do estado de greve. De acordo com o presidente do Sitracarnes, Ivo de Jesus, a decisão foi de dar um prazo de cinco dias para a empresa apresentar nova proposta.
Concurso SAP
A Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa reativou o concurso público para Policial Penal, originalmente iniciado em 2019. Os candidatos convocados têm até 27 de setembro para efetuar a reinscrição ou formalizar a desistência no certame.
Marcelo Lula é jornalista e radialista. Atuou em emissoras de rádio e jornais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Atualmente, faz comentários na Condá FM de Chapecó e na Rede Guararema de Rádios.
O jornalista tem se destacado por furos de fatos de grande repercussão em Santa Catarina, além de matérias investigativas e revelações dos bastidores de importantes investigações e da política.