Região Balneário / Itajaí

Carlos Humberto vai para o enfrentamento para ser o candidato do PL em BC

UB com Egídio em Blumenau e Podemos com Adriano em Joinville, entre outros destaques

Autor
Carlos Humberto vai para o enfrentamento para ser o candidato do PL em BC

O deputado estadual Carlos Humberto Silva (PL) tem atuado para deixar claro que não desistirá de sua pré-candidatura a prefeito de Balneário Camboriú, mesmo que, para isso, seja necessário um enfrentamento com o prefeito Fabrício Oliveira (PL) e passar por cima de uma decisão do Partido Liberal.

PUBLICIDADE

Para o parlamentar, não existe a menor possibilidade de apoiar o empresário Peeter Lee Grando (PL). “Não adianta combinar isso fechado num gabinete. Tem que combinar com o eleitor. Quem está comigo é o eleitor. E qualquer coisa, vou procurar o Rudis ou o Gottardo. Eles estarão comigo e eu com eles”, afirmou.

Silva se refere a Rudis Cabral (DC) e Lucas Gottardo (Novo), com quem teria um acordo para formar uma chapa no pleito, caso seja o candidato. Porém, a fala do deputado deixa no ar até mesmo a possibilidade de apoiar uma chapa formada por Cabral e Gottardo, contra Grando caso não seja o candidato do PL.

Sobre as afirmações que Peeter Lee tem feito sobre um futuro apoio dos deputados do Partido Liberal, à sua possível candidatura, Carlos Humberto falou com ironia que “até papagaio fala”. Mesmo assim, fez questão de dizer que tem respeito pelo colega de partido. O parlamentar confirmou que eles conversaram nos últimos dias, mas não quis revelar o teor.

Ele também questiona o discurso de Peeter que Fabrício Oliveira foi o melhor prefeito da história de Balneário Camboriú. “Longe disso. Os melhores foram o Meirinho e o Harold Schultz. Mas o Fabrício foi um bom prefeito. Meirinho pela coragem de fazer a Avenida Atlântica e o Harold que implantou a rede de esgoto”, afirmou.

O fato é que Carlos Humberto se mostra disposto a ir para o enfrentamento, seja com quem for necessário para disputar o pleito. Faz questão de dizer que não representa qualquer grupo econômico e que não beneficiará a ninguém, defendendo apenas os interesses do município contra os interesses pessoais, os quais, segundo ele, têm tido muita força nos destinos da cidade. “Temos que priorizar a cidade, não alguns interesses. Se eu for candidato não vou aceitar nem doação para campanha”, disse.

Não acompanhará Bolsonaro

O deputado estadual Carlos Humberto Silva (PL) não acompanhará a visita do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). O parlamentar me disse que tem agenda com a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, às 13h30, sobre uma unidade do Núcleo de Apoio a Pacientes Oncológicos para Brusque.

À noite, não irá ao Congresso dos Gideões Missionários em Camboriú, devido ao fato de ter sessão na Assembleia Legislativa no dia seguinte.

Congresso dos Gideões

Um dos maiores eventos evangélicos do país, o Congresso dos Gideões tradicionalmente atrai grandes políticos do estado e do Brasil para Camboriú. Hoje o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) será um dos presentes, ao lado do governador Jorginho Mello (PL). Antes de ir para o evento, Bolsonaro irá à casa do vice-prefeito de Camboriú, Júnior Cardoso (PRD).

De olho no MDB

Uma importante liderança do PT de Santa Catarina elogiou o posicionamento de emedebistas que trabalham para levar o MDB novamente para o centro, afastado do bolsonarismo.

Para essa liderança petista, o seu partido pode ser prejudicado por esse movimento por conta da inércia de sua direção estadual, já que não tem levado o PT a apresentar grandes filiações e nem movimentos contundentes para mostrar que o partido está se fortalecendo pensando nas próximas eleições.

A leitura é que o petista não ideológico poderá migrar para o MDB caso vejam o partido com potencial de rivalizar com o bolsonarismo, papel que considera que poderia ser do PT.

Para não deixar dúvida

Após correr nos bastidores a informação de que o deputado estadual Sérgio Guimarães (UB) poderia disputar a Prefeitura de Palhoça, o parlamentar correu para fazer uma visita ao ex-vereador Luciano Pereira (PSD).

O gesto foi visto como a garantia do apoio de Guimarães a Pereira, que é pré-candidato a prefeito. A vice na chapa será Dayana Guimarães (UB), esposa do parlamentar.

Aniversário

O MDB catarinense completa hoje 58 anos. Sua criação, em 1966, foi apenas um mês após a fundação do MDB Nacional. Os emedebistas seguem tendo o maior partido de Santa Catarina. São 182 mil filiados, 95 prefeitos, 64 vices e aproximadamente 800 vereadores.

Apoio a Egídio

Ontem, o deputado estadual Marcos da Rosa (UB) entrou em contato para anunciar o apoio do União Brasil ao pré-candidato a prefeito de Blumenau, o também deputado Egídio Ferrari (PL). Rosa me disse que, embora não esteja fechado quem indicará o vice, o UB não precisou esperar para manifestar o apoio.

“Nós temos lado. Quem mais fecha com o que pensamos, princípios e valores, é o PL. Por esse motivo, nós já fechamos. Mas se tivermos a possibilidade de indicar o vice, será a cereja do bolo”, afirmou.

Podemos com Adriano

O Podemos anunciou ontem à noite que estará no projeto de reeleição do prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo). Antes, o PSD e o União Brasil também formalizaram o apoio a Silva.

A presidente estadual do Podemos, a deputada Ana Paula da Silva, a Paulinha, disse que foi uma opção do partido não lançar candidato a prefeito, por entender que é preciso apoiar a continuidade da gestão de Adriano. O prefeito repetirá a chapa com a sua atual vice, Rejane Gambin (Novo).

Nome do MDB em Indaial

O vereador Roger Knipers de Indaial é o pré-candidato do MDB à Prefeitura. O partido fez o lançamento com a presença de deputados em um evento que reuniu cerca de 1.500 pessoas. Até mesmo a ex-primeira-dama, Elaine Pickler, compareceu anunciando apoio a Knipers.

Ela chegou a ser anunciada como vice numa chapa com o ex-deputado estadual Laércio Schuster (PL), que foi acusado dentro do próprio Partido Liberal de ter enganado o governador Jorginho Mello, o prefeito de Indaial, André Moser, entre outras lideranças, já que Elaine não pode ser candidata à sucessão de seu ex-marido.

Schuster foi afastado e Elaine se desfiliou e agora anuncia apoio ao emedebista. Os vereadores Anderson Batata (Progressistas) e Ramiro Faveri (PSDB), ambos pré-candidatos à Prefeitura, também compareceram ao evento, dando sinais de uma possível construção de uma aliança.

Marcelo Lula é jornalista e radialista. Atuou em emissoras de rádio e jornais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Atualmente, faz comentários na Condá FM de Chapecó e na Rede Guararema de Rádios.

O jornalista tem se destacado por furos de fatos de grande repercussão em Santa Catarina, além de matérias investigativas e revelações dos bastidores de importantes investigações e da política.