Região Brasil

Vice-presidente Geraldo Alckmin é diagnosticado com Covid-19

Em razão do quadro, agenda foi cancelada nesta segunda-feira

Autor
Vice-presidente Geraldo Alckmin é diagnosticado com Covid-19
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, foi diagnosticado com Covid-19.

PUBLICIDADE

A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa dele. Em razão do quadro, ele não cumpre agenda nesta segunda-feira (1º).

“O vice-presidente tem sintomas leves e passa bem. Ele permanecerá em casa, para uma pronta recuperação, de acordo com recomendação médica”, destacou a assessoria em comunicado oficial.

Sobre a Covid-19

Em 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificava o cenário de Covid-19 no mundo como uma pandemia. Em quatro anos, a doença já matou 710 mil brasileiros. 

A Covid-19 é uma doença infeciosa causada pelo coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2). Os sintomas mais comuns são febre, tosse seca e cansaço.

Entre outros sintomas menos comuns estão dores musculares, dor de garganta, dor de cabeça, congestão nasal, conjuntivite, perda do olfato e do paladar e erupções cutâneas.

Cerca de 80% das infeções pelo SARS-CoV-2 confirmadas têm sintomas ligeiros de Covid-19 ou são assintomáticos, e a maioria recupera sem sequelas.

No entanto, 15% das infeções resultam em Covid-19 severa com necessidade de oxigénio e 5% são infeções muito graves que necessitam de ventilação assistida em ambiente hospitalar.

Os casos mais graves podem evoluir para pneumonia grave com insuficiência respiratória grave, sepse, falência de vários órgãos e morte.

Entre os sinais de agravamento da doença estão a falta de ar, dor ou pressão no peito, dedos de tom azul ou perturbações na fala e no movimento.

O agravamento pode ser súbito, ocorre geralmente durante a segunda semana e requer atenção médica urgente.

Relacionadas