O vereador Fábio Luiz Fernandes Castelo Guedes, de Itajaí, conhecido como Fábio Negão (PL), foi preso preventivamente nesta segunda-feira (20). Ele é investigado por suspeita de “rachadinha” em seu gabinete, crime que caracteriza extorquir parte dos salários de seus cargos comissionados.
Uma ordem judicial de prisão preventiva emitida pela Justiça foi cumprida pela manhã por policiais do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), na casa do vereador, no bairro Imaruí. Ele foi levado ao juízo da 1ª Vara Criminal da comarca de Itajaí, onde foi submetido a uma audiência de custódia diante de um juiz, que o encaminhou ao sistema prisional.
Em junho deste ano, agentes do Gaeco haviam cumprido uma ordem de busca e apreensão no gabinete do vereador.
Os advogados de Fabio Negão informaram que ainda estão tomando conhecimento das informações do processo, que corre no Forum em segredo de Justiça, e que deverão se manifestar assim que tomarem ciência do caso. O Poder Judiciário também notificou a Câmara de Vereadores de Itajaí para que suspenda o exercício da função de vereador. Com isso, quem deve assumir a função é a suplente de vereadora Dulce do Amaral.