Região Blumenau

Ultramaratonista de Blumenau se prepara para prova do Leme ao Pontal

Sandra Koch, de 48 anos, vai nadar no evento em dezembro, no Rio de Janeiro

Ultramaratonista de Blumenau se prepara para prova do Leme ao Pontal
Sandra tem 48 anos. Foto: divulgação

A ultramaratonista aquática catarinense Sandra Koch, de Blumenau, disputou no sábado (11) da Travessia 14 Bis, uma prova de natação em águas abertas ocorrida em Bertioga, no interior de São Paulo, apontada como a a maior e mais tradicional ultramaratona aquática do Brasil. A 55ª edição da disputa comemora nesse ano os 150 anos de nascimento de Alberto Santos Dumont, no tradicional circuito de 24 quilômetros entre o forte São João, em Bertioga, e a base aérea de Santos.

PUBLICIDADE

A participação na prova fez parte do treinamento de Sandra para enfrentar os 36 km de nado entre o Leme e o Pontal, no Rio de Janeiro, que acontece em dezembro deste ano. Esta foi a segunda vez que Sandra participa da Travessia 14 Bis, onde pretendia melhorar seu tempo de 2022, onde concluiu a provam em seis horas e 24 minutos.

Para este ano, a meta era fazer a travessia em seis horas de nado e conseguir uma boa colocação geral entre os 154 competidores inscritos para a 55ª edição da prova. Em dezembro, a atleta da AABB Blumenau estará em sua 18ª semana de treinamento para a prova de 36 Km do Leme ao Pontal. O preparo para o desafio inclui entre 40 e 50 km de nado semanal, fisioterapia, reforço muscular e acompanhamento nutricional.

O desafio no Rio de Janeiro será realizado na janela de 17 a 22 de dezembro deste ano, após 22 de semanas de treinos. Esta será a quarta tentativa da ultramaratonista aquática de participar da prova: “Pandemia, Covid-19, viroses e outros acontecimentos me impediram de concluir os treinamentos nos últimos anos. Depois de completar os 30 Km do Amazon Challenge (abril/2023), no Rio Negro, me sinto madura e motivada para este novo desafio”, salientou a atleta.

Foto: divulgação

Sandra Koch completa 49 anos dias antes de nadar do Leme ao Pontal. No currículo, o recorde do desafio Ilha do Arvoredo, em Bombinhas (25 Km em 2018), participação em provas como Leme a Barra (16 Km em 2021), Ilha Gipóia (21 Km em 2022), BISA – Ilha Grande/RJ (16 Km em 2022), a tradicional 14 BIS – Bertioga x Santos (24 Km em 2022) e a Amazon Challenge (30 Km em abril de 2023). Se conseguir completar a prova de 36 Km do Leme ao Pontal, mais uma vez Sandra pode ser a primeira mulher catarinense a realizar o feito.

“Esta é quase a mesma distância do Canal da Mancha, e a expectativa é de que o trecho esteja favorável no período da janela em dezembro. Estou totalmente focada neste objetivo e, apesar de depender das condições climáticas, estou fazendo a parte que me compete que é treinar e manter a mente equilibrada”, conta ela. “O objetivo não é apenas pessoal, mas de divulgar a modalidade em águas abertas e promover os benefícios da natação para uma vida saudável”, conclui.

Sandra Koch representa a AABB Blumenau, é treinada pelo técnico Alexandre Kirilos (certificado pela CBDA, com algumas das principais travessias do mundo no currículo), tem acompanhamento da nutricionista Nadia Venturi, da fisioterapeuta Adriana Einloft, reforço muscular do Zonta Team e suplementação da farmacêutica responsável Jennefer Hasse, da Dermaestética, o que, nessa tentativa, “tem feito toda diferença”, relata a atleta.

Relacionadas