Um vídeo divulgado pela Polícia Militar de Santa Catarina flagrou um fenômeno da natureza produzido pela força dos ventos. Na Serra do Rio do Rastro, uma rajada de vento fez uma queda d’água “subir” o morro de volta. O registro foi feito na manhã desta terça-feira (28). Confira o vídeo:
A água das chuvas que se acumula no topo da Serra desce pelas fendas das paredes de pedra que circundam a região do Rio do Rastro. No entanto, o vento bateu forte no sentido contrário, e parecia impedir a ação da gravidade. No trajeto de volta para cima, a água parece evaporar antes de desaparecer anvegetação e nas pedras.
Localizada no Sul de Santa Catarina, a Serra do Rio do Rastro é cortada pela rodovia SC-390. Com muitas matas e cachoeiras, é um dos cartões-postais do estado, a mais de 1.421 metros de altitude.
Seu ponto mais elevado, próximo da sua descida a sudeste, é o morro da Ronda, onde há um banco de frente ao cânion de mesmo nome e possibilita o acesso pela rodovia, a sul (cerca de 500 m da SC-438) que leva ao interior de Bom Jardim da Serra, junto aos Aparados da Serra e tem 1.507 metros de altitude.
Leia também: Santa Catarina registra a primeira neve de 2024. Clique aqui para ver