Região

Primeiras baleias francas da temporada aparecem no Sul de SC

Nesse ano, elas resolveram aparecer um pouco mais cedo do que de costume

Autor
Primeiras baleias francas da temporada aparecem no Sul de SC
Imagem feita por pesquisadores na Praia do Rosa. Foto: Robinson Padilha / divulgação

Elas chegaram nesse ano um pouco mais cedo do que o de costume. As primeiras baleias-francas da temporada 2024 foram avistadas no último fim de semana na Praia do Rosa, em Imbituba, e na Praia do Sol, em Laguna, ambas no Sul de Santa Catarina. Em cada registro foi confirmada pelo menos uma espécie adulta. Confira um vídeo feito em Laguna:

PUBLICIDADE
Vídeo gravado pela instrutora de surfe Lívia soares, em Laguna

“No ano passado elas começaram a aparecer em junho, mas a temporada anual é oficialmente considerada entre julho e novembro. Estes avistamentos são um ótimo presságio”, comemorou Karina Groch, diretora do Projeto ProFranca, sediado em Imbituba e patrocinado pela Petrobras.

Segundo a pesquisadora, em 2023 foi detectado um dos três maiores números de baleias no litoral catarinense (225). O recorde até hoje, no entanto, segue sendo o de 2018, quando foram feitos 273 registros de baleias francas no litoral catarinense, entre mães e filhotes.

Neste ano uma equipe de 33 pessoas – entre biólogos, coordenadores, administradores, pesquisadores, comunicadores e estagiários – está sendo responsável pelo monitoramento.

“Estamos a postos e já com os estagiários selecionados”, revelou Karina, reforçando que os mamíferos frequentam o litoral brasileiro somente para reproduzir e amamentar seus ‘bebês’. A ideia é estudar de perto esses animais, com o objetivo de obter informações sobre seu comportamento e dinâmica populacional.

Uma das imagens foi rgistrada em vídeo pela instrutora de surfe em Laguna Lívia Soares. No ano passado, ela havia se deparado com um golfinho enquanto pegava ondas na mesma praia do Sol.

O ProFranca mantém atualizações diárias nos seus stories das redes sociais, com informações sobre onde foram avistadas novas espécies de baleias-francas. No site do Projeto (baleiafranca.org.br) há mais detalhes sobre como são identificados e um mapa das avistagens.

Imbituba desenvolve muitas ações em relação às baleias, como o Museu da Baleia, localizado no bairro Vila Alvorada, que recebe visitantes diariamente. O prédio conta com artefatos utilizados na pesca da baleia, bem como ossadas dos mamíferos cetáceos. Um dos mais procurados é o esqueleto de uma Jubarte.

O Museu fica aberto de terça à sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17 horas. Foto: divulgação

O Museu fica aberto de terça à sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17 horas. E também aos sábados, das 9h às 17 horas. Para agendar uma visita com mais pessoas basta entrar em contato pelo telefone (48) 9 9650-0094.

Na temporada de 2023 a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Portuário – SEDETUR desenvolveu junto à Rádio Atlântida um programa chamado Mundo da Baleia Franca.

“Foram 12 peças que apresentaram características biológicas e comportamentais das baleias-franca. Também demos dicas sobre onde e como elas podem ser visualizadas”, comenta o secretário da pasta Alex Bondan.

Relacionadas