A cidade de Balneário Camboriú é um dos principais destinos turísticos do sul do Brasil. E agora, prepara-se para dois feriados consecutivos e projeta que a taxa de ocupação hoteleira pode variar entre 80% e 90%.
Muitas datas festivas caíram nos finais de semana, mas os feriados de 15 de novembro – Proclamação da República, que será celebrado na próxima sexta-feira, e o mais recente feriado nacional, 20 de novembro – Dia da Consciência Negra (quarta-feira), cairão em dias úteis.
Thiago Velasques, secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú, destaca que a demanda na cidade aumenta a cada feriado que se aproxima. Velasques observa essa tendência mesmo quando esses feriados caem nos finais de semana.
Quando os turistas têm a oportunidade de emendar, como será o caso desta sexta (15), a cidade se beneficia ainda mais. “Esses dois próximos feriados, em especial, são muito importantes porque funcionam como termômetros para o verão. Além disso, muitos dos hotéis de Balneário Camboriú já estarão lotados, além dos turistas que possuem nossa cidade como segunda residência. A cidade vive um momento extraordinário, com novos bares, restaurantes, atrativos turísticos e clima quente. E isso é perfeito para aproveitar nossas praias e ter um gostinho da alta temporada. Isso reflete em uma cidade cheia e famílias desfrutando o que oferecemos”, comemora.
Prévia da temporada de verão
A hoteleira e presidente do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, Andrezza Negrini, observa que os feriados de novembro são tradicionais e servem como uma prévia da temporada de verão, antecipando o movimento de dezembro e janeiro. “Acredito que a maioria dos hotéis estará lotada para o feriado de 15/11, com ocupação de pelo menos 90%. Já para o dia 20, esperamos uma ocupação de 80%, o que é um excelente número, considerando que o feriado cairá na quarta-feira.
O setor ressalta que 2024 foi um ano com poucos feriados, mas obteve resultados satisfatórios, mesmo em comparação com as datas comemorativas em dias de semana. Nesta época do ano, Balneário Camboriú também recebe muitos turistas estrangeiros, como argentinos, uruguaios, paraguaios e chilenos, que têm aproveitado as oportunidades oferecidas, devido à alta do dólar e às situações econômicas em seus países. De acordo com a entidade, outro fator são as excursões de escolares e grupos, inclusive de outros países, que escolhem passar o novembro na cidade.