
Joinville deu mais um passo para consolidar-se como cidade de frente para o mar nesta quarta-feira (16). O prefeito Adriano Silva assinou a ordem de serviço que autoriza o início das obras do Cais Flutuante do Espinheiros, no Parque Porta do Mar.
O novo cais contará com cinco módulos flutuantes, rampa de 38 metros, bancos, lixeiras e um módulo de apoio à passarela de alumínio. Além disso, a interligação das estruturas será feita com cabos de aço e borracha sintética, garantindo segurança e estabilidade. O projeto também inclui nova sinalização náutica.
Parada de grandes embarcações
A estrutura prevê ainda a reforma do píer existente e a instalação de módulos flutuantes de concreto pré-moldado, totalizando 497 m². Criando assim espaço suficiente para embarcações de até 100 pés, como o Barco Príncipe.
“Essa é uma obra de extrema importância, porque além da reforma do píer já existente, nós colocaremos flutuantes com capacidade para receber grandes embarcações, fazendo com que Joinville tenha cada vez mais condições para ser a melhor cidade do Brasil”, afirma o secretário de Infraestrutura Urbana, Jorge Sá.
Crescimento no turismo da região Norte
Para o prefeito Adriano Silva a infraestrutura vai ajudar o turismo aqui da região.
“As mais de duas mil embarcações registradas em Joinville vão poder parar aqui na frente e aproveitar a via gastronômica dos Espinheiros e também os turistas que vêm de fora para observar a beleza da nossa Baía de Babitonga”, afirma o prefeito.
Dessa forma, a obra, que será executada pela Construtora AJM, terá tecnologia sueca nos flutuantes. O investimento total da estrutura é de R$ 6,1 milhões. Por fim, a obra faz Joinville ampliar sua presença no setor náutico e fortalece sua vocação para o turismo ligado à Baía da Babitonga.