Nesta quarta-feira (24), às 11h35min, no CentroSul, em Florianópolis, três gestoras que atuam em Jurerê in_ (Grupo Habitasul), terão papel de destaque no 35º Encontro Catarinense de Hoteleiros (Encatho), promovido pela ABIH/SC. Uma delas é Salete Pereira, coordenadora de sustentabilidade. Outra é Patrícia Pires, gerente do Jurerê Open e Aksia Amorim, gerente do hotel Jurerê Beach Village. Elas vão apresentar a palestra O Papel da Liderança Feminina no Desenvolvimento Turístico de Jurerê Internacional.
O painel abordará projetos e ações práticas nas áreas de hospitalidade, sustentabilidade e comunidade. Todos liderados por mulheres, e que têm sido fundamentais para o sucesso do balneário, que é referência para o turismo nacional e internacional. Além disso, sob a liderança dessas gestoras e de várias outras mulheres que atuam no grupo – elas são 49,33% do quadro de colaboradores – o destino tornou-se um case de sucesso, que proporciona experiências únicas tanto para moradores quanto para visitantes.
Muito disso se deve ao protagonismo das mulheres na Habitasul, onde elas ocupam 38% das posições de liderança, com um crescimento robusto nos últimos anos (em 2022 o índice era de 28%). Da mesma forma, cinco delas estão à frente de negócios estratégicos: SAE (Sistema de Água e Esgoto), Jurerê Open, dois hotéis e desenvolvimento imobiliário, além de contar com uma mulher no Conselho Estatutário.
Retorno positivo
A liderança de mulheres em Jurerê in_ destaca-se pelo cuidado delas com o desenvolvimento de pessoas e o seu bem-estar. Do mesmo modo, este enfoque humanizado cria um ambiente de trabalho empático e acolhedor, refletindo diretamente na experiência dos clientes. Dessa forma, isso resulta em avaliações positivas, na fidelização e retorno positivo para os negócios, especialmente na hotelaria, como explica a gerente Aksia:
“A mulher traz, de forma diferente na sua gestão, a humanização, o olhar mais crítico e cuidadoso, a conversa aberta, o ouvir e o detalhe. Além disso, eu como mulher, sinto uma responsabilidade muito grande em inspirar outras e poder ser um apoio no seu crescimento”. Já Salete destaca que o comprometimento da empresa com as mulheres pode se perceber em várias frentes, como o fato de ser signatária da ONU Mulher. “São defendidos princípios de liderança, igualdade de oportunidade, inclusão, não discriminação. Além disso, saúde, segurança, fim da violência, educação e formação, além de muitos outros”, afirma.
Meio Ambiente
A sustentabilidade é outro pilar em que a liderança feminina tem desempenhado um papel essencial, e tem Salete Pereira como líder. Em síntese, foram várias conquistas nos últimos anos, com a assinatura do Termo de Compromisso com o Instituto Lixo Zero Brasil. Este tem como meta é reciclar e compostar 90% dos resíduos gerados até 2025, através da redução do uso de embalagens e da reciclagem. Outras iniciativas no setor que se destacam são: educação ambiental por meio do Projeto Dazum Banho, ações em escolas do entorno, treinamento de equipes, premiações por bons resultados, etc. No Jurerê Open, as bitucas de cigarro são transformadas em papel para artesanato.
Comunidade
Outro case de sucesso da liderança feminina em Jurerê in_ é o Jurerê OPEN, que se consolidou como ponto de encontro em Florianópolis. A gerente Patrícia irá apresentar na Encatho os números de sucesso do empreendimento, que promoveu em 2023 nada menos que 440 eventos culturais e esportivos, todos gratuitos e com atrações para as mais variadas idades. “Jurerê in_ não é mais somente um bairro, é um ecossistema de cultura, gastronomia e conexão. A criação de conteúdos em conjunto entre Jurerê OPEN e hotéis torna a experiência turística completa e surpreendente”, afirma Patrícia.