Região Santa Catarina

Imbituba registra primeiro filhote de baleia franca da temporada

Mãe e filho foram flagrados por pesquisadores do projeto ProFranca

Autor
Imbituba registra primeiro filhote de baleia franca da temporada
Imagens flagradas pelo pessoal do Projeto. Foto: divulgação

Uma equipe de pesquisadores do Projeto Franca Austral (ProFRANCA), registou o primeiro filhote desta temporada, na praia de Ibiraquera, em Imbituba. O filhote é bastante pequeno, com características de recém-nascido. Confira um vídeo divulgado pela ONG:

PUBLICIDADE

A mãe já é velha conhecida da equipe. Ela foi catalogada em 2003, e já teve anteriormente dois filhotes em águas catarinenses – em 2015 e 2021. O projeto registrou a baleia logo após sua chegada, em 11 de junho, sozinha. E agora, oito dias depois, já com o filhote recém-nascido.

Os pesquisadores foram surpreendidos em 24 de maio, com os primeiros avistamentos, bem mais cedo que em anos anteriores. Segundo o cálculo mais recente, já são 10 baleias identificadas, seis delas já conhecidas e quatro ainda nunca registradas.

“Neste grupo, são ao menos seis fêmeas. Sabemos disso porque já tiveram filhotes na nossa costa, sendo o mais recente de 2021, o que completa o ciclo de três anos de retorno”, explica Karina Groch, diretora do ProFRANCA, que tem patrocínio da Petrobras.

Em Imbituba os locais com maior avistamento foram nas Praias do Rosa, Ibiraquera e Ribanceira. “Elas chegaram mais cedo, o que nos traz alegria pela presença que, provavelmente, pode ser o reflexo de trabalhos incessantes para sua conservação, já que foram quase extintas há 40 anos pela caça desenfreada”, comemora Karina. Porém, ela é prudente para explicar esta antecipação e se a temporada – oficialmente entre julho e novembro – registrará um grande número neste ano. “Além da proteção da espécie, o fenômeno El Niño pode também ser um fator que já estamos estudando com afinco”, explica.

Imbituba desenvolve muitas ações em relação às baleias. O Museu da Baleia de Imbituba, por exemplo, fica localizado no bairro Vila Alvorada, e recebe visitantes todos os dias. O prédio conta com artefatos utilizados na pesca da Baleia, bem como ossos dos mamíferos. Ele mantém também um esqueleto de uma Jubarte montado.

O Museu fica aberto de terça à sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17 horas. E também aos sábados, das 9h às 17 horas. Para agendar uma visita com mais pessoas basta entrar em contato pelo telefone (48) 9 9650-0094.

Relacionadas