A cidade de Gaspar, no Vale do Itajaí, acaba de ganhar uma nova atração turística: o circuito de cicloturismo. O projeto, desenvolvido pela prefeitura, com o apoio técnico do Portal Nacional dos Cicloviajantes (Cicloaventureiro), visa criar uma rota segura e autoguiada para ciclistas.
A ideia é, principalmente, contribuir para o desenvolvimento social, ambiental e turístico da região. Para isso, os ciclistas terão a oportunidade de explorar as belezas de Gaspar em duas rotas.
O Circuito Villa D’Itália e o Circuito das Águas terão como ponto de partida o Mirante Marco Zero Prefeito Evaristo Francisco Spengler, em frente à Prefeitura de Gaspar. Confira abaixo os detalhes de cada um deles, antes de se aventurar.
Dois circuitos na cidade de Gaspar
Com 54,3 quilômetros de extensão e 1.002 metros de elevação acumulada, o Circuito Villa D’Itália oferece um percurso de moderada dificuldade física e técnica (nível 3). Ao longo do trajeto, o ciclista será presenteado com cenários europeus, que remetem às origens italianas da região. Além disso, uma gastronomia caseira de dar água na boca e a hospitalidade ímpar do povo local.
Caso o condutor busque adrenalina e diversão aquática, o Circuito das Águas é o destino ideal. Com 61,5 quilômetros de extensão e 1.440 metros de elevação acumulada, este circuito apresenta um desafio maior para os ciclistas (nível 4 de dificuldade física e técnica). Neste sentido, o ciclista irá pedalar por belas paisagens e, em seguida, se refrescar nas águas cristalinas dos parques aquáticos.
O município possui a maior concentração de parques aquáticos por metro quadrado do país. O circuito oficial, que percorre o distrito do Belchior e o bairro Arraial D’Ouro, reúne ainda oito parques prontos para receber os ciclistas.
Trajetos sinalizados e seguros
Sobretudo para garantir uma experiência ainda mais completa, segura e interativa, todo o trajeto dos circuitos de cicloturismo será sinalizado com placas de identificação a cada interseção direcionando o aventureiro na rota e QR Code. Ao escanear o código, os ciclistas terão acesso a um mapa interativo com informações detalhadas sobre o percurso, pontos de interesse, serviços disponíveis e dicas de segurança.
Além disso, os ciclistas também poderão contar com um aplicativo mundialmente utilizado por ciclistas e caminhantes, que permitirá que acompanhem sua localização em tempo real na rota. Ou seja, tanto online quanto offline, garantindo tranquilidade e navegação precisa mesmo em áreas com sinal de internet instável.
Em suma, a criação dos novos circuitos de cicloturismo faz parte de um amplo projeto da Prefeitura de Gaspar para o desenvolvimento sustentável do turismo na região. O objetivo é promover a valorização da cultura local, da história e da natureza exuberante do município. Além de gerar novas oportunidades de renda para a comunidade.
“Estamos muito felizes em lançar esse projeto que une esporte, lazer e turismo. Nosso objetivo é valorizar ainda mais as belezas naturais e a cultura da nossa cidade, oferecendo uma nova forma de explorar Gaspar. Acreditamos que o circuito de cicloturismo será um grande atrativo para turistas de todas as partes. Além de beneficiar a economia local e promover a saúde e o bem-estar”, explica o prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall.
Incremento na economia local
Com a criação dos novos circuitos, Gaspar espera atrair um novo público de turistas, composto por apaixonados por cicloturismo, aventura e natureza. A expectativa é que a iniciativa contribua para o aumento do tempo de permanência dos visitantes na cidade. Isso também deve gerar um impacto positivo na economia local.
Para mais informações sobre os circuitos e roteiros, os interessados podem visitar o site do Turismo Gaspar: Circuitos Cicloturismo – Turismo de Gaspar.