
Balneário Camboriú alcançou 89,61% de ocupação na rede hoteleira em fevereiro de 2025, registrando o melhor índice dos últimos cinco anos, segundo entidades do setor.
Os números demonstram o crescimento contínuo do turismo na cidade. O Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau atribui esse avanço aos investimentos estratégicos em marketing de destino, realizados pela entidade em parceria com seus associados e o setor público.
A evolução da taxa de ocupação hoteleira ao longo dos últimos anos comprova esse crescimento: 71,22% em 2020, 51,54% em 2021, 66,45% em 2022, 80,60% em 2023 e 77,47% em 2024. “Esse crescimento resulta de um trabalho contínuo de promoção e posicionamento de Balneário Camboriú como um destino conceitual dentro do Brasil. Os destinos turísticos mais importantes do mundo investem em sua própria divulgação diariamente para se manterem competitivos, e aqui não é diferente”, destaca Andrezza Negrini, presidente do BC Convention.
O aumento na ocupação reflete fatores essenciais para o fortalecimento do turismo na cidade. Entre eles, a valorização crescente das viagens, especialmente no período pós-pandemia. “As pessoas passaram a buscar mais experiências e a valorizar o turismo. Esse fenômeno impulsionou o número de visitantes e impactou diretamente a ocupação”, explica a dirigente.
Outro fator crucial é a ampliação da agenda de eventos na cidade, especialmente com a consolidação do Centro de Eventos de Balneário Camboriú, o ExpocentroBC Júlio Tedesco.
Além disso, o retorno em grande volume dos turistas sul-americanos, especialmente dos argentinos, também impulsionou a ocupação. A situação econômica na Argentina tem levado cada vez mais viajantes daquele país a visitarem Balneário Camboriú, retomando um movimento semelhante ao observado até 2017.
Feriadão da Páscoa e de Tiradentes
O próximo feriadão na cidade será o de Páscoa seguido pelo de Tiradentes em abril. Ou seja, o final de semana prolongado abrange a Sexta-feira da Paixão (18), Sábado e Domingo de Páscoa (19 e 20). Em seguida, já na segunda, o dia de Tiradentes (21), o que totaliza quatro dias de descanso para boa parte dos turistas. Apesar de já ser outuno, a rede hoteleira e de bares e restaurantes está otimista com um bom movimento na cidade.