A cidade de Brusque terá quatro candidatos à prefeitura nas eleições de 2024, a segunda eleição em um ano. Os candidatos são Cedenir Simon (PT), João Martins (PSD), Danilo Visconti (DC) e André Vechi (PL), que busca a reeleição. Este pleito, contudo, acontece menos de um ano após a eleição suplementar de 2023, que foi necessária devido à cassação do ex-prefeito Ari Vequi (MDB) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder econômico.
Esquerda
Cedenir Simon entra na disputa com o apoio dos partidos de esquerda. Considerado um homem de confiança no governo de Paulo Eccel, Simon atuou como assessor parlamentar na Assembleia Legislativa e é um filiado histórico do PT.
Oposição
João Martins concorre com uma coligação de partidos de oposição ao governo de André Vechi. Entre os apoiadores da coligação estão os ex-prefeitos Ciro Rosa e Ari Vequi, bem como, de candidatos derrotados em eleições passadas.
DC
Danilo Visconti, advogado e ex-Procurador-geral da Prefeitura, é o candidato do Democracia Cristã, concorrendo em chapa pura. O concorrente tem forte atuação na área notarial de imóveis.
Reeleição
André Vechi, considerado por muitos o favorito, trocou de partido e busca a reeleição pelo PL, com forte apoio do governador Jorginho Mello e, ainda assim, vem surfando na onda bolsonarista.
Guabiruba
Na vizinha Guabiruba, três candidatos disputam a prefeitura. Renata Ferreira (PL) concorre em chapa pura, juntamente com o Pastor Jorge Luiz Ponchirolli como vice, sendo a primeira mulher a se candidatar ao executivo da cidade.
O advogado Marcos Habitzreuter (Podemos) terá como vice o ex-prefeito Orides Kormann (MDB), que cumpriu três mandatos. Esta é a primeira vez que o MDB não lidera a chapa no município.
Além disso, o atual prefeito Valmir Zirke (Progressistas) busca a reeleição, mantendo a dobradinha com Cledson Kormann (PSD), atual vice-prefeito. Zirke baseia sua campanha nos quatro anos de mandato como estratégia para as eleições de 2024.