Região Balneário / Itajaí

Massa FM 107 realizará sabatinas com os candidatos a prefeito

Para onde migrarão os votos da esquerda de Itajaí?

Autor
Massa FM 107 realizará sabatinas com os candidatos a prefeito
Foto: Divulgação / Sorteio das entrevistas

A Rádio Massa FM 107,7 MHz, líder de audiência na região do litoral Norte catarinense e Vale do Itajaí, vai realizar uma sabatina com os candidatos a prefeitos das quatro cidades mais populosas de sua área de atuação. A emissora propõe abrir espaço para que os concorrentes às prefeituras de Brusque, Camboriú, Balneário Camboriú e Itajaí apresentem suas propostas aos eleitores.

PUBLICIDADE

A emissora já definiu as datas. Em Brusque, inclusive, já sorteou a ordem das entrevistas. O candidato Danilo Visconti (PSD) da coligação “Brusque de Cara Nova” no dia 26 de agosto. Em seguida, Cedenir Simon (PT) da coligação “Para o Progresso de Brusque” participará da sabatina no dia 27 de agosto. O atual prefeito e candidato à reeleição, André Vechi (PL), da coligação “Para Brusque Seguir Avançando” será entrevistado no dia 28 de agosto. Por fim, João Martins (PSD), candidato da coligação “As Pessoas em Primeiro Lugar”, encerrará a série de entrevistas no dia 29 de agosto. Todas as entrevistas ocorrerão entre 18h10min e 18h30min, com 20 minutos de duração sem intervalo no programa Giro Massa. A emissora definiu que as entrevistas seguirão as regras aprovadas em reunião, com cinco perguntas sobre os temas: saúde, educação, mobilidade, segurança e infraestrutura/saneamento.

Candidatos do litoral Norte

Na próxima semana, a emissora sorteará a ordem das entrevistas das cidades do litoral. As datas previstas para as entrevistas são: 2, 3, 4 e 5 de setembro para a cidade de Itajaí; 9, 10, 11, 12, 13 e 16 de setembro para Balneário Camboriú; e 17, 18, 19 e 20 para Camboriú.

Desistência

Dois dias antes do fim do prazo para o registro das candidaturas, o candidato a prefeito de Itajaí pelo PT, João Paulo Tavares Gama, desistiu de concorrer, alegando “traição”. Em seu primeiro comunicado, João Paulo não citou nomes, mas mais tarde alegou que o responsável seria o PSB, que decidiu apoiar o candidato do governo Carlos Chiodini, descumprindo um pré-acordo eleitoral.

Migração de votos

A desistência de João Paulo deixa uma lacuna considerável nos votos da chamada esquerda ideológica da cidade. Fontes ouvidas pela coluna apontam que entre 10 e 15 mil votos deverão migrar para os outros três candidatos. Além de Chiodini (MDB), Osmar Teixeira (PSD), Róbison (PL) e Fabiano (DC) disputam a prefeitura.

Questões ideológicas

A esquerda de Itajaí jamais apoiará Róbison e Fabiano, ambos declarados bolsonaristas. Chiodini, embora não seja da cidade, circula entre a base governista. Entre os filiados do PT, há uma mágoa não declarada pela saída do prefeito Volnei Morastoni, que trocou o Partido dos Trabalhadores pelo MDB para voltar à prefeitura.

Cabos eleitorais

Há quem afirme, mesmo nos bastidores, que boa parte dos votos da esquerda, ou pelo menos de eleitores simpatizantes, possa migrar para o candidato Osmar Teixeira. O PT, que já se reuniu, optou por ficar neutro na disputa, sem oferecer apoio a nenhum dos candidatos a prefeito. Ainda assim, agora resta saber como os candidatos a vereadores do grupo se comportarão neste pleito.

Relacionadas