A Massa FM 107 sorteou as ordens de entrevistas para os candidatos a prefeito das cidades de Itajaí, Balneário Camboriú e Camboriú. A emissora realizará as sabatinas com os candidatos em seu estúdio em Balneário Camboriú, sempre às 18h10min, com 20 minutos de duração, dentro do programa ‘Giro Massa’.
A emissora entrevistará os candidatos de Itajaí entre os dias 2 e 5 de setembro. Osmar Teixeira, do PSD, abrirá a rodada no dia dois de setembro. Em seguida, Fabiano Silva, do Democracia Cristã, será entrevistado no dia três. Róbison Coelho, do PL, participará no dia quatro de setembro, e Carlos Chiodini encerrará, do mesmo modo, as entrevistas no dia cinco.
Em Balneário Camboriú, onde seis candidatos disputam a prefeitura, as entrevistas ocorrerão entre os nove e 16 de setembro. Marisa Zanoni, do PT, abrirá a série no dia nove, seguida por Juliana Pavan, do PSD, no dia 10, e Peeter Lee Grando, no dia 11 de setembro. Lucas Gotardo, do Partido Novo, será entrevistado no dia 12, Claudir Maciel no dia 13 de setembro, e André Meirinho, bem como, encerrará a rodada no dia 16.
Em Camboriú, os quatro candidatos também já têm data marcada para as entrevistas na Massa FM. Eliane Marin, do PT, abrirá a semana no dia 17 de setembro, seguida por Ramon Jacob, do PL, no dia 18. Edson Piriquito, do MDB, será entrevistado no dia 19 de setembro, e Leonel Pavan, por fim, encerra as entrevistas no dia 20.
Imagem de Bolsonaro
A campanha eleitoral municipal de 2024 completou uma semana nesta sexta-feira (23). Assim como em muitas cidades de Santa Catarina, a maioria dos candidatos do PL do litoral norte catarinense e do Vale do Itajaí-Mirim estão adotando a estratégia de colar suas imagens à de Jair Bolsonaro. Alguns também estão utilizando a figura de Jorginho Mello em seus materiais de campanha.
Estratégia cruzada
Em contrapartida, os opositores desses candidatos estão adotando a estratégia de enfatizar que, apesar do embate ideológico nacional entre esquerda e direita, as questões locais são as que devem ser discutidas neste momento.
Campanha
Os eleitores, por sua vez, que estão sendo bombardeados por anúncios pagos nas redes sociais, talvez só agora tenham percebido que estamos em período eleitoral. A disputa, é importante frisar, é para prefeito e vereador, não para presidente. As urnas revelarão se a figura do ex-presidente terá realmente o peso que muitos acreditam na influência do voto para prefeito e vereador.
Afinidade
A eleição local possui uma característica muito peculiar. Muitas vezes, o candidato está no bairro, na rua, na igreja, nas festas, nas famílias, pedindo voto. A relação com o eleitor é direta. O voto para o político local, de fato, é diferente. A maioria esmagadora dos cidadãos vota por proximidade, não por ideologia.
Rádio e TV
Por fim, outra variável que poderá influenciar na decisão do voto é a propaganda eleitoral gratuita. A maioria das cidades possui emissoras de rádio locais, que transmitirão programas matutinos e vespertinos, além das inserções dos candidatos a prefeito e vereador ao longo da programação. Balneário Camboriú e Itajaí são as duas únicas cidades da região que possuem emissoras de TV aberta, o que aumenta ainda mais essa exposição. O programa eleitoral ocorrerá, portanto, de 30 de agosto a 3 de outubro.