Região Balneário / Itajaí

Lula será “persona non grata” em Balneário Camboriú

CPI da Emasa já foi instalada e começa seus trabalhos

Autor
Lula será “persona non grata” em Balneário Camboriú
Foto: Divulgação / (1) Agência Brasil - (2) Câmara de Vereadores de BC

Está em fase final de tramitação na Câmara de Vereadores o projeto que declara “persona non grata” no município de Balneário Camboriú o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. A autoria é do vereador Kaká Fernandes (PL).

PUBLICIDADE

Existem duas justificativas para embasar a votação. Primeiramente, de cunho ideológico religioso, que nada tem a ver com a cidade. Kaká Fernandes argumentou: “As declarações do presidente da República sobre o Holocausto e Israel foram particularmente controversas, levando a uma forte reação da comunidade judaica e de outros grupos que condenam qualquer minimização ou negação do genocídio perpetrado pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. O Holocausto é um dos eventos mais sombrios e trágicos da história da humanidade, e qualquer tentativa de relativizar sua gravidade é vista com justa indignação”.

Além disso, o segundo tópico envolve diretamente o cotidiano da cidade. O presidente Lula fez uma pequena referência a Balneário Camboriú durante a inauguração de uma escola de sargentos em Recife (PE), em janeiro deste ano. Na época, o presidente agradeceu ao exército por não permitir que a cidade se transformasse em uma praia para ricos, além de citar que os edifícios da cidade fazem sombra na praia. Lula disse: “Quem estava lá eram os grã-finos do mundo inteiro fazendo casa, como em Balneário Camboriú, para fazer sombra dentro do mar e depois tomar sol fora da praia, porque não consegue mais tomar sol na praia”.

A matéria iria à votação na sessão da casa legislativa na última quarta-feira (19), mas foi retirada de pauta devido à ausência do proponente na reunião. Segundo a Câmara, o tema voltará a ser discutido na próxima terça-feira (25), quando deverá ser aprovado, já que a bancada “conservadora” da casa é maioria entre os vereadores.

CPI da Emasa

Enquanto isso, em Balneário Camboriú, foi instalada oficialmente a CPI da Emasa, empresa de água e saneamento da cidade. Proposta pelo vereador André Meirinho (PP) e tendo como uma das mais ferrenhas defensoras a vereadora Juliana Pavan (PSD) – ambos pré-candidatos a prefeito – a investigação poderá causar (ou não) efeitos na eleição municipal. A balneabilidade da Praia Central e a ineficiência da Estação de Tratamento de Esgoto, que segundo os vereadores trazem incalculáveis prejuízos ao meio ambiente, serão alguns dos temas da investigação.

A Favor e Contra o Aborto

Neste sábado (22) pela manhã, duas manifestações sobre o Projeto de Lei 1904/24, também conhecido como o Projeto do Aborto, serão realizadas em Itajaí. De um lado, o grupo de feministas defensoras da liberdade do aborto (a maior parte integrantes de movimentos da esquerda). Do outro, os conservadores religiosos (que circulam na direita ideológica) são radicalmente contra a proposta, mesmo em casos de estupros. A concentração das duas manifestações será em frente à Igreja Matriz e na frente do Museu Histórico, no início da rua Hercílio Luz. Apenas a Avenida Marcos Konder separa os dois grupos. O que se espera é o bom senso, para que ambos os grupos possam expressar suas opiniões sem que o “encontro” termine em confrontos.

Relacionadas